Blog de DHJUPIC

Memória da 1ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos (01 a 10 de Dezembro de 2010)



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     23:29     

*Notícias da Jornada:

-JUFRA do Brasil promove 1ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos;

-JUFRA de Santos-SP inicia Jornada Nacional com encontro sobre: "O Jovem e o Excluído";

-Jornada da JUFRA do Brasil pelos Direitos Humanos é notícia nos sites da CNBB e Rádio Vaticano;

-JUFRA de São Paulo-SP realiza atividades da Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos;

-Juventude Franciscana estará presente no lançamento do Relatório "Direitos Humanos no Brasil 2010";

-Jornada da JUFRA pelos Direitos Humanos repercute nas CEBs da Diocese de Mossoró-RN;

-Relatório "Direitos Humanos no Brasil" analisa avanços e pendências de 2010;

-Direitos Humanos: Uma Luta Permanente;

-Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos é noticiada no Jornal da Arquidiocese de São Paulo;

-Mensagem de Therlianes dos Santos, Subsecretária de DHJUPIC do Regional NE A1 (Maranhão);

-1ª Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos em Lagoa Formosa (Minas Gerais);


-JUFRA do Regional Sul 1 (Paraná) divulga relato das ações realizadas na Jornada pelos Direitos Humanos;

-Jornada em Santarém-PA;


*O que é a Jornada?

A 1ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos, promovida pela Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil, através das Subsecretarias Nacional, Regionais e Locais de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (DHJUPIC) é fruto da reflexão e encaminhamento dado em reunião on-line nacional do DHJUPIC da JUFRA do Brasil, reunião que contou com a representação de diversos Regionais. Será realizada anualmente entre os dias 01 e 10 do mês de dezembro, encerrando no dia 10 por ser o Dia Universal dos Direitos Humanos, e trazendo novamente à tona a temática da Campanha da Fraternidade, promovida pela CNBB ou CONIC, do referido ano.

Em 2010, a Campanha da Fraternidade Ecumênica, tratou do tema “Economia e Vida” e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6, 24), portanto a Jornada de 2010 refletirá o tema: “Por uma Economia a Serviço da Vida!” e o lema: “Nada de vós retenhais para vós mesmos!” (São Francisco de Assis).

O tema, lema, cartaz e materiais diversos são produzidos nacionalmente com participação dos Regionais, mas as ações durante a Jornada serão em âmbito local. Ou seja, cada Fraternidade Local escolherá um ou mais dias (entre 01 e 10 de dezembro) para organizar alguma(s) atividade(s) como parte integrante da Jornada, por exemplo, encontro de formação, celebração, noite cultural, vigília de oração e reflexão, luau, caminhada de mobilização, refeição fraterna, exposição fotográfica, CINE-JUFRA, visitas em escolas, presídios, comunidades de periferias, acampamentos de trabalhadores/as rurais, hospitais, asilos, etc... tratando as questões referentes ao tema e lema nacionais. As atividades serão preparadas localmente de acordo com a realidade do lugar que a própria Fraternidade Local está inserida, mas sem fechar-se exclusivamente ao seu lugar social.

É interessante que a Fraternidade Local divulgue a(s) atividade(s) desde a sua preparação, envolvendo, se possível, outras pessoas e organizações pastorais e sociais, em especial as do âmbito da Família Franciscana, como as Fraternidades da Ordem Franciscana Secular, os Frades e Irmãs/os Franciscanas/os.

A Comunicação é fundamental! Antes, durante e após a realização da(s) atividade(s) preparada(s) pela Fraternidade Local, é muito importante que enviem para o Secretariado Regional e Nacional as informações sobre a(s) atividade(s), enviando breve relato e fotos da mesma, para que tenhamos arquivado estas importantes ações locais que envolvem a JUFRA do Brasil, inclusive publicando nos Blogs das Fraternidades Locais, Regionais e Nacional.

Que o Deus da Vida, defensor da Justiça e do Direito, abençoe a JUFRA do Brasil.
_________________________________________________________________

Confira abaixo os materiais produzidos e indicados para serem utilizados nas atividades da 1ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos:

*Textos:

-Ofício com Orientações do Subsecretário Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil:
 
-Texto Base da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010:
-Cartaz da 1ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos:

-Texto-Base da 1ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos:


-Cartilha sobre Economia Solidária - Outra Economia à Serviço da Vida:

*Músicas:
-Hino da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 - João R. Machado e Pe. José Weber, Svd;

-Coração Civil - Milton Nascimento;

-Meus Direitos - Edson Gomes;

*Filmes:
-Quanto Vale ou é Por Quilo - Sérgio Bianchi;

-Ilha das Flores - Jorge Furtado;


-Tempos Modernos - Charles Chaplin;

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: