Fraternidade Vem e Segue-me – Foz do Iguaçu-PR
Para comemorar a Primeira Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos, a Fraternidade de Foz do Iguaçu / PR participaram de uma caminhada pela paz com o tema da CF deste ano. Se trata de uma caminhada paroquial que realizou-se no dia 12 dezembro a qual foram convidados, e fizeram faixas com o tema da jornada e o nome da jufra.

A partir do assunto proposto pela Jordana, a fraternidade tentou também alertar, discutir e retratar a desigualdade social enfrentada na cidade onde moram.

Fraternidade Paz e Bem – Ponta Grossa-PR
Nos dias 7 e 14 de novembro e 5 de dezembro a Fraternidade JUFRA- Paz e bem realizou um trabalho educativo com os Crismandos da Paróquia Bom Jesus. Foram ao todo três finais de semana com aproximadamente 100 crianças cada um.

Para concluírem a caminhada catequética os crismandos desta diocese devem fazer um retiro de dois dias, nos quais recebem formações sobre temas pertinentes às idades. A JUFRA foi convidada a realizar uma formação mais interativa com aspectos morais contido nelas.

Por isso foram realizadas três brincadeiras diferentes, primeira realizada foi a “Detetives, assassinos, vítimas e anjo”. Cada criança tinha um papel nesta brincadeira e cada qual também possuía uma ação, todos eles faziam parte de uma cidade que consistia em detetives, assassinos, vítimas e anjo. A segunda brincadeira era competitiva haviam grupos, cada um com sua cor de bexiga e um grupo tentava eliminar outro, sempre trabalhando em grupo para o bem comum.

A última brincadeira era “Queimada individual” não há grupos cada um luta por si só, porém quando vários eram queimados, eles tinham chance de se juntar e libertar a todos, aprendendo assim a trabalhar em equipe.

A JUFRA procurou integrar temas diferentes com o objetivo de realmente mostrar valores diferentes. Aproveitou-se o momento para convidar à JUFRA os crismandos que possuíam mais de 15 anos.

Fraternidade Frei Pio – Céu Azul-PR
Aos 11 dias do mês de dezembro a Fraternidade Frei Pio em conjunto com a Mini-Jufra Anjos da Guarda de Céu Azul, realizaram um encontro formativo sobre o assunto proposto.

O subsecretário de formação, Eduardo H. Stringari, relembrou o tema da campanha da fraternidade, apontando seus principais tópicos e fazendo com que todos os jufristas presentes buscassem refletir sobre o que fizeram e ainda podem fazer para colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida. Após a explicitação cara irmão falou sobre a sua vivencia pessoal e as dificuldades que encontraram com a mesma. O principal obstáculo citado, foi que após o período da Campanha da Fraternidade a Igreja Católica não reforça seus objetivos fazendo com que sejam esquecidos facilmente.

Assim, depois foi encerrada a reunião com uma oração final em prol de uma economia mais humana, justa e cristã.


Jordana Camilotti - Sub Reg DHJUPIC Sul 1 (Paraná)
Fraternidade Frei Pio - Céu Azul-PR