Como decidido na reunião online da subsecrataria de DHJUPIC, na Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos, teríamos as mais diversas formas de expressões, valorizando a identidade, ou seja, a realidade de cada região,nas atividades e assim se sucedeu na Fraternidade Utopia em Santa Maria/RS. Iniciamos nossas atividades sobre a Jornada dos Direitos Humanos antes mesmo do período previsto por esta: de 1 à 10 de dezembro.

No dia 27 de novembro iniciamos a conscientização sobre os direitos humanos, justiça, paz e integridade da criação com a apresentação dos panfletos do DHJUPIC. Separando os jufristas em 3 grupos cada um deles ficou encarregado por uma temática (direitos humanos, ou justiça e paz ou integridade da criação). O grupo de 1- Justiça e Paz ficou encarregado de desenvolver o momento espiritualização/ação evangelizadora do dia 5 de dezembro, dia em que realizaríamos o ápice de nossa jornada, com atividades dinâmicas e motivadoras acordando os integrantes da fraternidade das inúmeras formas que podemos promover a paz. O grupo 2 – Direitos Humanos realizaria no dia 05 a formação, devendo tratar a temática de seu grupo, também com uma atividade mais dinâmica e extrovertida, a qual a fraternidade aprendesse de forma divertida, mas atenta. O grupo 3 – Integridade da Criação seria responsável por desenvolver o momento DHJUPIC, ou seja, o momento em que os jufristas deveriam fazer uma ação que mostrasse as formas de preservação da vida – integridade da criação.

No dia 4 de dezembro os integrantes da Jufra, tomaram conhecimento na Fraternidade sobre o verdadeiro objetivo da Jornada, tema e lema. Sendo comentado a importância da revisão no final do ano da temática da campanha da fraternidade. Após esse momento de formação, os franciscanos teriam de terminar de preparar seu momento em cada grupo o qual pertencia: 1, 2 ou 3, indicados no dia 27 de novembro.

No dia 05 de dezembro, momento muito importante de nossa Jornada pelos Direitos Humanos. Iniciamos as atividades às 10h:30min na Chácara Paz e Bem na Boca do Monte – Distrito de Santa Maria, com a nossa Espiritualização, preparada pelo Grupo Justiça e Paz, tendo como responsável Jamille Wiles (Secretária Fraterna Regional– Sul 3 e Subsecretária Local de Formação). Nessa ação evangelizadora, acordamos os presentes sobre o evangelho das Bem-aventuranças (Mt 5,1-12), com reflexão sobre a oração pela paz e após cantamos “sonhos de paz”.

Já na formação, realizamos a atividade caça aos direitos humanos, a qual os jufristas teriam que procurar seus verdadeiros direitos, tendo juntamente destes, “falsos direitos”. Antes mesmo desta atividade foi realizada a leitura do texto: “a importância dos direitos humanos pra nós”, tendo por responsável do grupo 2, Marcelle Dalmolin (Subsecretária local de DHJUPIC). Logo após tivemos o momento DHJUPIC, tendo como responsável Andressa Baccin (Subsecretária de DHJUPIC Região Sul 3 e Secretária Fraterna Local), motivando os franciscanos, juntamente com os participantes do grupo 3 com a leitura e o questionamento, “a valorização do ser humano e da ecologia”. Assim foi acordado a doação de brinquedos ao Natal Solidário à crianças carentes da Comunidade São Carlos (pertencente a nossa Paróquia), que também será uma atividade de nossa continuação a Jornada Franciscana. Após esse acordo, ainda no momento Integridade da Criação, ressaltamos a importância de seguirmos o exemplo de nosso Patrono da Ecologia – São Francisco de Assis, então, os jufristas que formassem a frase dita pelo Papa e tema do dia Mundial da Paz desse ano de 2010: “Se queres a paz, cuida da criação”, plantariam uma arvore como compromisso com a natureza. E dessa forma encerramos nosso dia de jornada.

No dia 11 de dezembro, mesmo com a finalização dos dias propostos pela Jornada Franciscana Nacional dos Direitos Humanos, continuamos, para nos aprofundarmos na temática: “Por uma Economia a Serviço da Vida!” e o lema: “Nada de vós retenhais para vós mesmos” (São Francisco de Assis), mostrando-a a partir da triste realidade presente não só no Rio de Janeiro –“Favela do Alemão”, mas em todo o Mundo.

No dia 17 de dezembro, para finalizar “com chave de ouro” nossa Jornada pelos Direitos Humanos, tivemos nosso Natal Solidário, com missa franciscana, doação de brinquedos a crianças carentes de nossa comunidade, presença de papai Noel (jufrista), além de lanches e brincadeiras ministradas pela subsecretária de infância, micro e mini-franciscanos, Jeanice Madeira.

Assim, após todas essas atividades, concretizamos com muito amor e ardor franciscano a 1ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos na Fraternidade Utopia, Santa Maria/RS, com muito sucesso e esperança para melhorarmos ainda mais em 2011.


Andressa Baccin
Sub Reg DHJUPIC - Sul 3 (Rio Grande do Sul)
Secretária Fraterna Local – Santa Maria-RS