Em comunhão com a 1ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos, promovida pela JUFRA do Brasil, a Fraternidade Irmão Sol com Irmã Lua, da cidade de Santa Rita-PB, e a Fraternidade Iniciante de Cabedelo, participaram de algumas atividades promovidas na cidade de Santa Rita.

No Dia Universal dos Direitos Humanos (10 de dezembro) a Fraternidade participou da Caminhada Contra a Violência, promovida pelo Centro de Direitos Humanos Dom Oscar Romero (CEDHOR) e o Centro de Formação Educativo-Comunitário (CEFEC).

Os dados alarmantes da violência foram as motivações levadas paras as ruas, pois só em uma das duas Delegacias da cidade foram registrados até outubro deste ano 34 assassinatos, sendo grande parte de jovens e adolescentes. No estado da Paraíba em geral a violência contra a mulher também aumentou, onde só este ano já foram 51 mulheres assassinadas.

Por causa destes fatores, na véspera do dia 10 de dezembro, foram plantadas cerca de trinta cruzes de madeira pintadas de vermelho, em memória do sangue derramado e em protesto contra a crescente violência no município de Santa Rita e no estado da Paraíba.

Embora cresçam as violações dos direitos humanos, as denúncias e os sinais de vida vão encontrando raízes no solo fértil do povo organizado. Por estes motivos, foi realizado o 2º Prêmio Dom Oscar Romero de Direitos Humanos, reconhecendo lutadores/as, entidades e vítimas que buscaram seus direitos, do município de Santa Rita.

A Fraternidade de Santa Rita programou ainda um encontro de formação com agentes da Pastoral da Criança, adiado para o mês de janeiro, no intuito de implantar esta Pastoral na Comunidade, a partir de cinco jufristas que serão preparados para atuarem como líderes no acompanhamento de crianças e mães. E em Cabedelo será realizado encontro sobre os direitos humanos, juntamente com a Comunidade local.

E assim, vamos contribuindo, na nossa fraqueza e pequenez, para a construção de outro modelo de vida do que está posto, outro modo de “organizar a casa” – Economia, do grego oikos (casa) e nomos (costume ou regras). Estamos construindo uma “Economia à Serviço da Vida”! A Fraternidade Universal é um sonho (que realizaremos).


Emanuelson (Elson) Matias de Lima
Sub Reg para o 1º Distrito (Regional NEA3)