Blog de DHJUPIC

Fraternidades de Santa Rita e Cabedelo-PB participam de atividades pelos Direitos Humanos



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     10:53     
Em comunhão com a 1ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos, promovida pela JUFRA do Brasil, a Fraternidade Irmão Sol com Irmã Lua, da cidade de Santa Rita-PB, e a Fraternidade Iniciante de Cabedelo, participaram de algumas atividades promovidas na cidade de Santa Rita.

No Dia Universal dos Direitos Humanos (10 de dezembro) a Fraternidade participou da Caminhada Contra a Violência, promovida pelo Centro de Direitos Humanos Dom Oscar Romero (CEDHOR) e o Centro de Formação Educativo-Comunitário (CEFEC).

Os dados alarmantes da violência foram as motivações levadas paras as ruas, pois só em uma das duas Delegacias da cidade foram registrados até outubro deste ano 34 assassinatos, sendo grande parte de jovens e adolescentes. No estado da Paraíba em geral a violência contra a mulher também aumentou, onde só este ano já foram 51 mulheres assassinadas.

Por causa destes fatores, na véspera do dia 10 de dezembro, foram plantadas cerca de trinta cruzes de madeira pintadas de vermelho, em memória do sangue derramado e em protesto contra a crescente violência no município de Santa Rita e no estado da Paraíba.

Embora cresçam as violações dos direitos humanos, as denúncias e os sinais de vida vão encontrando raízes no solo fértil do povo organizado. Por estes motivos, foi realizado o 2º Prêmio Dom Oscar Romero de Direitos Humanos, reconhecendo lutadores/as, entidades e vítimas que buscaram seus direitos, do município de Santa Rita.

A Fraternidade de Santa Rita programou ainda um encontro de formação com agentes da Pastoral da Criança, adiado para o mês de janeiro, no intuito de implantar esta Pastoral na Comunidade, a partir de cinco jufristas que serão preparados para atuarem como líderes no acompanhamento de crianças e mães. E em Cabedelo será realizado encontro sobre os direitos humanos, juntamente com a Comunidade local.

E assim, vamos contribuindo, na nossa fraqueza e pequenez, para a construção de outro modelo de vida do que está posto, outro modo de “organizar a casa” – Economia, do grego oikos (casa) e nomos (costume ou regras). Estamos construindo uma “Economia à Serviço da Vida”! A Fraternidade Universal é um sonho (que realizaremos).


Emanuelson (Elson) Matias de Lima
Sub Reg para o 1º Distrito (Regional NEA3)

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: