Fraternidades de São Luís do Maranhão em comunhão com a Jornada pelos Direitos Humanos


Poucos foram os jovens que atenderam o chamado, porém isto não impossibilitou o dialogo, ao contrário ele flui mais livremente, descontraído e construtivo. A metodologia usada foi primeira ouvi sobre o que os jovens pensam sobre direitos humanos. Assim colocaram alguns jovens: “ Defender o bem esta do ser humano e sua integridade física.” “ É toda atividade e/ou direito inato ao ser humano que valorize a dignidade do ser humano, permitindo a ele ter as condições básicas por uma vida digna.” “Dignidade humana, luta, conquistas, trabalhando por outros é essencial para se ter uma vida justa.” “É ter direitos e deveres perante a sociedade.” “ Direitos humanos é uma conquista que ainda não conseguimos conquistar, pois existem direitos que não são respeitado.” “ Respeito pela nossas escolhas e liberdade.
Quando perguntado quais os 5 direitos que você considera mais violados? As respostas foram: Igualdade, liberdade, vida/aborto, condições de vida, escolha, justiça, respeito, dignidade, saúde, educação, trabalho, lazer, alimentação, segurança, preconceitos, idosos, crianças, moradia, como sintetizou uma jovem direito a vida. Outros jovens deixaram em evidencia o convívio familiar e comunitário. Nesse momento surgiu um inesperado desabafo carregado de emoção, comoção e reflexão.

Finalizando deixei um texto sobre Direitos Humanos: uma Luta Permanente de Paulo César Carbonari de grande atuação na promoção, defesa e garantia dos direitos humanos universais, que espero ser degustado e socializado para outros e que segue em anexo neste e-mail.
Sem dúvida esta atitude da Juventude Franciscana merece destaque na mídia como foi, mas temos que ter a certeza que essa exigência é diária por isso mesmo precisamos esta atentos, aptos a exigência que nos são impostas ou que requerem de nós respostas.”
Patrício Barros, OFS.
Fraternidade Nossa senhora da Conceição-Anil
Postado por: Mayara Ingrid- Sub. Regional de Formação NEA1-Maranhão
0 Comentários