Nos dias 10, 11 e 12 de 2010, o secretário nacional da Jufra do Brasil, Alex Bastos, realizou a visita oficial ao Secretariado do Regional NE B3 – Bahia Norte, na cidade de Rio Real – Ba. Na sexta à noite, ele chegou à referida cidade, onde houve um momento formativo sobre a vivência em fraternidade com dinâmicas, cantos e palestras, depois um segundo momento para a avaliação da caminhada, esclarecimento de dúvidas e estabelecimento de metas, e em seguida, sob as bênçãos maternais de Nossa Senhora do Livramento, padroeira da cidade e de São Francisco de Assis, o secretário nacional e os irmãos Valdenira Evangelista da Silva, subsecretaria Regional de Ação Evangelizadora e Renilson Souza, subsecretário Regional de Comunicação Social, presidiram a Assembleia Eletiva da Fraternidade local “Meu verdadeiro ideal”. Fizeram-se presentes neste momento, Luciane Cardoso de Oliveira Secretária Fraterna Regional, Marleide Rocha da Silva Subsecretária Regional de finanças, Jamile Rocha da Silva Subsecretária Regional de escrituração, membros da OFS local, o pároco e o pároco local.

Na manhã de sábado, dia 11, dando continuidade a visita, ocorreu uma reunião dos representantes das fraternidades que compõem o Regional com o secretário fraterno nacional. No primeiro momento, foram feitas as avaliação da situação atual das fraternidades locais, diversas reflexões e elaboração das metas para o que pode ser melhorado a nível local. No sábado, após a partilha do almoço e com a chegada do irmão Rogério Sena da Silva Subsecretário regional de DHJUPIC (Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação), deu-se inicio a reunião do secretariado regional. No primeiro momento, foram discutidas as dificuldades do Regional, logo após houve a indicação da irmã Adriana Azevedo, integrante da Jufra de Alagoinhas para o cargo de Subsecretária Regional de Formação. Logo após, foi discutido o calendário regional, traçaram-se metas para o ano de 2011 e por fim, houve um momento formativo presidido pelo irmão Alex Bastos sobre os 40 anos da Jufra no Brasil.

Encerramento da Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos

No domingo pela manhã, ultimo dia do Encontro do Secretariado Regional, os irmãos vindos de outras cidades, juntamente com a fraternidade local, participaram da celebração eucarística na Igreja Matriz de Rio Real às 7 horas da manhã. Após o café partilhado na casa da Secretária Regional, Luciane Cardoso, os jufristas realizaram o encerramento da Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos: todos os irmãos saíram em caminhada pelas ruas de Rio Real com o intuito de arrecadarem alimentos que serão distribuídos às famílias carentes da cidade no Natal do Senhor. Foram angariados cerca de 300 kg de alimentos que irão compor as cestas natalinas do Natal sem Fome realizado que já é realizado a alguns anos pela fraternidade “Meu verdadeiro ideal” em parceria com a comunidade paroquial de Rio Real.


Renilson Souza
Sub Reg de Comunicação Social (JUFRA NE B3- Bahia Norte)