Blog de DHJUPIC

Jornada da JUFRA pelos Direitos Humanos repercute nas CEBs da Diocese de Mossoró-RN



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     14:36     
Animada e cheia de esperança neste tempo de advento, a comunidade do Alto da Conceição em Mossoró/RN reuniu-se neste último dia 07 para mais uma novena de Natal, de acordo com a proposta sugerida pelo Regional NE 2 da CNBB. Na ocasião, estudávamos o terceiro encontro que tinha como tema “A estrela, sinal do nascimento do Rei”.

Após a leitura bíblica, retirada do livro do Gn 1, 1-31, refletíamos sobre os princípios básicos da ecologia, o respeito e cuidado que devemos ter com a criação que a nós foi confiada e como a maioria de nossos representantes políticos seguem uma lógica distanciada/incoerente do que é proposto pelos ensinamentos bíblicos; quando, entre as discussões, nos deparamos (no roteiro de nossa cartilha) com o seguinte questionamento: “O que estamos fazendo no nosso dia-a-dia para amenizar a dor daqueles que sofrem?”

Nesse instante, fizemos memória do momento em que estamos vivendo nesses primeiros dias do mês de dezembro, que é a Semana Nacional de Direitos Humanos a qual, entre outras mobilizações dela decorrente, este ano está contando com a I Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos, idealizada pela JUFRA de todo o Brasil.

E, como a maioria no grupo havia assistido à reportagem transmitida naquele mesmo dia no noticiário da TV Canção Nova sobre esta iniciativa jovem, abordando ações da JUFRA do estado de SP numa casa de apoio a idosos daquela localidade, a participação foi intensa e vivaz: todos concordavam com a efetivação de políticas públicas em favor da pessoa idosa: alguns relataram casos de pessoas abandonadas pelos filhos e netos nesta fase tão especial da vida, outros comparavam a matéria do telejornal com outras que mostravam, em contrapartida, a cruel realidade em tantos abrigos país afora.

Concluímos ressaltando a importância de nosso protagonismo, enquanto cristãos e cristãs comprometidos/as com mais esta causa, através da luta pela implantação da Pastoral da Pessoa Idosa, ainda ausente em nossa Paróquia, mas que deve ser fundada muito em breve, segundo o projeto proposto na nossa diocese para o triênio 2010-2012 de fortalecer os núcleos da pastoral já existentes e fundar novos, nas paróquias e comunidades onde ainda não existe. E assim seguimos, sedentos de justiça, na construção do país que queremos. À JUFRA do Brasil nosso apoio e congratulação por tão oportuna iniciativa.

Paz e Bem!

Fraternalmente,

Comunidades Eclesiais de Base – Diocese de Mossoró/RN.

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: