Dia 01 de Maio, é celebrado São José Operário, símbolo de trabalho, justiça e humildade. São José, padroeiro dos trabalhadores e trabalhadoras, nos faz lembrar às situações dos assalariados do país.

Em nossa mensagem por esse dia, queremos refletir sobre o desmonte de direitos trabalhistas e falta de políticas públicas justas. Os reflexos são vistos em todo o país: Aumento considerado da população em situação de rua; Casos de exploração, situações análogas à escravidão, pessoas em busca de sobrevivência.

Dentre as irmãs e irmãos mais atingidos, as mulheres são as mais afetadas, em virtude do machismo também presente no mercado de trabalho, sobretudo as mulheres negras.

O Papa Francisco nos alerta: "Toda injustiça que se faz ao trabalhador é espezinhar a dignidade humana". Por isso, nós franciscanas e franciscanos, em nossas posições, devemos usar a nossa voz e a nossa força, juntos para contribuir com uma sociedade mais justa, estando atentos a política, conscientes na hora da escolha dos nossos representantes e auxiliando, dentro das nossas possibilidades, enquanto fraternidade, aqueles que mais precisam, dando visibilidade aos excluídos sociais.

Secretaria Nacional de Direitos Humanos, 
Justiça, Paz e Integridade da Criação