“Por que [os homens] se interessam em nos separar das ciências a que temos tanto direito como eles, senão pelo temor de que partilhemos com eles, ou mesmo os excedamos na administração dos cargos públicos, que quase sempre tão vergonhosamente desempenham?” – Nísia Floresta.


Em 12 de outubro de 1810 nascia Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto. Sua cidade natal, Papari, no Rio Grande do Norte, agora leva seu nome. A educadora, escritora e poetisa viveu ainda em diferentes estados brasileiros e na Europa e é considerada a primeira feminista brasileira.

À frente de seu teu tempo, Nísia Floresta defendeu o direito à educação científica para meninas, fundando a base de gerações de mulheres que hoje estão em escolas e universidades, aprendendo e ensinando (Fonte: https://educacaointegral.org.br/reportagens/nisia-floresta/ ).

Hoje é comemorado o Dia da Mulher, e nos demais dias do ano elas estão sendo lembradas, valorizadas e reconhecidas? Quem nunca ouviu a seguinte frase: "mulher deve ser respeitada".

Respeitadas como? Diminuindo sua capacidade intelectual e de aquisição? Retirando sua autonomia, a busca por conhecimento e qualificação? Inferiorizando seus serviços, trabalhos? Marginalizando sua capacidade de ocupar espaços públicos e privados ditos como "masculinos"?

A busca das mulheres por equidade de gênero é um grito de socorro contra o machismo estrutural, CONTRA: objetificação feminina, assédio, estupro, diferença salarial, oportunidades de carreira desiguais, entre outros. É a luta por uma sociedade igualitária.

Não é honrado falar das mulheres sem falar de suas batalhas, principalmente por valorização e reconhecimento.

Trazemos à memória a força de Nísia Floresta e milhões de outras mulheres que ao longo da história e do presente lutam diariamente por um mundo de justiça. Força e resistência a todas, nesse Dia Internacional das Mulheres!


Ana Kátia Santos da Silva
SFR da Jufra- SE NEB2
Secretária Fraterna Regional de INAFRA da BA Norte, NEB3

Ana Clara Fernandes Ferreira
Fraternidade A caminho do Francisclarianismo
Salinas/MG, Regional Sudeste 1 MG

Secretaria Nacional de DHJUPIC