"O problema não é a escassez de água, mas sua má gestão para atender as demandas humanas e dos outros seres vivos da natureza" - Leonardo Boff.



➡ Resoluções das Nações Unidas reconhecem que a água é um direito fundamental. Não há vida sem água e ela é um bem comum que deve ser compartilhado entre toda a humanidade e os seres vivos. Segundo o Papa Francisco, “Enquanto a qualidade da água disponível piora constantemente, em alguns lugares cresce a tendência para se privatizar este recurso escasso, tornando-se uma mercadoria sujeita às leis do mercado. Na realidade, o acesso à água potável e segura é um direito humano essencial, fundamental e universal, porque determina a sobrevivência das pessoas e, portanto, é condição para o exercício dos outros direitos humanos". - (8º Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos – Jufra do Brasil e CFFB /2017)


➡ Nesse contexto de enfrentamento ao Covid-19 (Coronavírus), em que os cuidados com a higiene e prevenção são de extrema necessidade para evitar o contágio, questionamos: e quem não tem acesso à Água, como se previne?  Qual foi o impacto negativo que a privatização desse recurso natural tem trazido às populações que tiveram esse direito cerceado? Já paramos para refletir quanto nosso consumo de água contribui para que essa privatização aconteça?



⚠ Essa reflexão passa também pela importância desse bem nas nossas vidas e como o estamos utilizando, se de forma racional e cooperativa com as/os demais irmãs e irmãos. O direito ao acesso à água é um direito à vida. Pense nisso.


📌 Para uma melhor reflexão sobre o tema, acesse essa outra postagem do nosso blog: CLIQUE AQUI!