A Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tornou-se uma especial manifestação de evangelização libertadora, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do Projeto de Deus. É um caminho de diálogo com a sociedade na perspectiva da justiça social.

Foi no Nordeste semiárido, pobre, mas confiante em Deus, que nasceram estas atividades fecundas, fruto do Evangelho posto em prática. Desde 1963, a Campanha da Fraternidade tem sido uma atividade ampla de evangelização, desenvolvida na Quaresma, para ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade em compromissos concretos. É considerada um momento de exercício de caridade transformadora em prol da superação de situações injustas e não cristãs. É um precioso meio para a evangelização no tempo quaresmal.

Nesse sentido, e fiel a tradição de cinco décadas, a Campanha da Fraternidade de 2014 objetiva identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.

Assim, nós da Jufra do Brasil, na vivência de nosso carisma Franciscano, nos juntaremos a toda a Igreja e suas pastorais nesta campanha. Alguns materiais já estão disponíveis nos blogs de DHJUPIC e AÇÃO EVANGELIZADORA. Preparem suas fraternidades e comunidades para juntos lutarmos contra essa triste realidade que se sustenta em um sistema injusto, em que o valor econômico sobressai ao valor da vida.

Igor Bastos
Subsecretário Fraterno Nacional de DHJUPIC

Washington Lima
Subsecretário Fraterno Nacional de Ação Evangelizadora