Os próprios trabalhadores da reciclagem organizaram a abertura da Semana do Meio Ambiente no Recifran. Com diversos materiais dispersos no chão, os expectadores se surpreenderam com a bagunça no ambiente, por onde passavam as pessoas vestidas com sacos de lixo e portando placas com vários dizeres: poluição, degradação e morte. De repente se inicia um vídeo com fortes imagens de degradação ambiental, fato que reforçou o desconforto dos participantes.

Após tal início impactante, o grupo da mística passou a cantar alegre canção sobre a reciclagem, coletando todos os materiais dispostos no chão e entregando texto de incentivo ao cuidado com o meio ambiente.

Todos ficaram emocionados com a apresentação, que se encerrou com importante recado do grupo: o simples ato de coletarem materiais tem um significado muito profundo para o planeta.

É uma simples atitude que significa respeito, cuidado e carinho com o meio ambiente e todos os seres vivos. Foi lembrado o importante legado de São Francisco e Santa Clara de Assis, em seu tratamento do planeta e de toda a criação como irmãos e irmãs: Irmão Sol, Irmã Lua, por exemplo.

Assim, a atividade de reciclagem realizada no Recifran é um gesto franciscano de fraternidade com todas as criaturas.

Posteriormente, teve início a oficina de arte com materiais recicláveis. Neste momento, os participantes foram incentivados a trazerem seus talentos à tona e ensinar e aprender uns com os outros sobre os possíveis artesanatos com materiais recicláveis. Foi uma importante troca de saberes, que resultou na elaboração de vários ganzás, instrumentos populares parecidos com chocalhos, porta canetas e outros utensílios.

No entusiasmo, o grupo tocou até alguns sambas com os ganzás, ainda ensaiando outros ritmos típicos da cultura popular brasileira. Da oficina aprendemos mais uma lição: com criatividade e consciência ecológica podemos reaproveitar materiais que antes descartávamos, fazendo surgir a beleza de onde parecia haver apenas lixo.

O primeiro dia da programação encerrou-se com a partilha de uma refeição, simbolizando a convivência fraterna entre irmãos e irmãs unidos em relações de respeito a toda criação.

Maiores Informações site:
www.mncr.org.br ou Tel: (11) 3341964.
Realização: Serviço Franciscano de Apoio à Reciclagem (RECIFRAN)
Endereço: Rua Junqueira Freire, nº. 176 – Glicério – São Paulo/SP
Tels.: (011) 3209-4112
E-mail: recifran@sefras.org.br


Fonte: www.franciscanos.org.br