Blog de DHJUPIC

Campanha da Fraternidade: A realidade tratada à luz do Projeto de Deus



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     20:47     
A Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tornou-se uma especial manifestação de evangelização libertadora, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do Projeto de Deus. É um caminho de diálogo com a sociedade na perspectiva da justiça social.

Foi no Nordeste semiárido, pobre, mas confiante em Deus, que nasceram estas atividades fecundas, fruto do Evangelho posto em prática. Desde 1963, a Campanha da Fraternidade tem sido uma atividade ampla de evangelização, desenvolvida na Quaresma, para ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade em compromissos concretos. É considerada um momento de exercício de caridade transformadora em prol da superação de situações injustas e não cristãs. É um precioso meio para a evangelização no tempo quaresmal.

Nesse sentido, e fiel a tradição de cinco décadas, a Campanha da Fraternidade de 2014 objetiva identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.

Assim, nós da Jufra do Brasil, na vivência de nosso carisma Franciscano, nos juntaremos a toda a Igreja e suas pastorais nesta campanha. Alguns materiais já estão disponíveis nos blogs de DHJUPIC e AÇÃO EVANGELIZADORA. Preparem suas fraternidades e comunidades para juntos lutarmos contra essa triste realidade que se sustenta em um sistema injusto, em que o valor econômico sobressai ao valor da vida.

Igor Bastos
Subsecretário Fraterno Nacional de DHJUPIC

Washington Lima
Subsecretário Fraterno Nacional de Ação Evangelizadora

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: