Começa nesta segunda-feira, 26, o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo. O evento acontece em Belém (PA) e segue até a quinta-feira, 29. Durante os quatro dias de encontro os participantes irão discutir “os impactos dos grandes projetos na Amazônia e as mudanças na legislação ambiental e fundiária”.

A abertura oficial acontece hoje à noite, a partir das 20h, com apresentação dos participantes e composição da mesa com dirigentes das organizações e autoridades: (CNBB, Contag, Fetraf, Via Campesina, Abong e Fase Nacional). A conferência será feita pelo bispo prelado do Xingu (PA) e presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), dom Erwin Krautler.

Um dos destaques do Fórum será a Conferência “Amazônia e Desenvolvimento nacional: história, contexto e perspectivas”. Os palestrantes serão o professor e antropólogo, Alfredo Wagner; o coordenador do Núcleo de Cidadania, Guilherme Carvalho; o professor de geografia agrária da Universidade de São Paulo (USP), Aroldo Motta, que também é coordenador do Programa Meio Ambiente (IPEA).

Além dessa conferência, no dia 28 haverá uma discussão sobre legislação ambiental e fundiária no contexto da Amazônia, com o procurador da República no estado do Pará, Dr. Bruno Araújo Soares Valente; e, no mesmo dia, na parte da tarde, haverá uma análise dos movimentos sociais sobre a Amazônia: concepção de desenvolvimento e estratégias de lutas. O último dia de encontro, 29, ficou reservado para apresentação da síntese de cada grupo com os encaminhamentos, destaques de pontos comuns e avaliação.


Fonte: www.cnbb.org.br