Dia Mundial do Meio Ambiente
Caríssimos (as) irmãos (ãs) da Juventude Franciscana do Brasil,
Paz e Bem!
Comunico-me com vocês para lembrar-lhes a respeito do Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia da Ecologia (5 de junho) . Mais uma vez estamos diante de um caos mundial. Tempestades e furacões manifestam o poder da natureza e a revolta da mesma pelos descuidos gerados por nós seres humanos. Somos seres que nos dizemos racionais, mas jogamos nosso lixo na água que bebemos, poluímos o ar que respiramos e não usamos conscientemente o que nos foi dado por Deus. Será que isso é racionalidade?
Essas nossas ações negativas junto à natureza fazem com que mesma reaja contra os descuidos que sofre. Nossos irmãos sofrem com as tempestades nos locais que não costuma chover muito. Alguns sofrem também com a seca, nos locais onde se costuma chover muito.
Devemos também lembrar que mesmo que façamos a nossa parte, esta que é importantíssima para àqueles que não fazem a sua, nossas autoridades precisam também atuar nesses moldes, da preservação de nossa fauna e flora, bem como no desenvolvimento sustentável de nossas cidades.
Nós, franciscanos seculares, podemos fazer nossa parte de diversas formas. Podemos conscientizar através do exemplo, reciclando o lixo de nossas casas, economizando o consumo de água em banhos, lavagem de louças, roupas, economizando no consumo de energia elétrica, utilizando sacolas ecológicas para fazermos compras. Outra forma de mostrar como agir é montar em nossas comunidades visitas, em forma de conversa, para que através dessas, possamos ajudar a mãe natureza a sobreviver. Faça a sua parte irmão. Peça a Deus que este desinteresse pelos nossos seres humanos, animais, árvores, não lhe seja indiferente. No mais, meus contatos vão na carta e qualquer ajuda que possa dar é só passar uma mensagem que responderei prontamente suas solicitações.
Irmãos e irmãs, espero que todos façam uma maravilhosa reflexão sobre este assunto. Façam a mesma em fraternidade, em comunidade, em família, entre irmãos. E que possamos, como disse nosso Papa João Paulo II, ser esse luminoso ideal de vida para o mundo.
Paz e Bem!
Marcus Vinícius Pinheiro Lopes
Subsecretário Nacional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação
E-mail: marvinplopes@yahoo.com.br MSN: marvinplopes@hotmail.com
Subsecretário Nacional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação
E-mail: marvinplopes@yahoo.com.br MSN: marvinplopes@hotmail.com
0 Comentários