Blog de DHJUPIC

A FRATERNIDADE ESPÍRITO SANTO DE MOSSORÓ/RN COM A JUFRA DO BRASIL DIZ NÃO A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     17:19     











A temática se deu início com a divisão dos irmãos em dois grupos:

1 - A favor da redução da maioridade penal.
2 - Contra a redução da maioridade penal.
Cada grupo teve 15 minutos para arranjar argumentos a favor de sua causa e em seguida, cada grupo teve 5 minutos para expor seus argumentos e tentar convencer o outro grupo. Depois, o formador os dividiu novamente nos mesmos dois grupos, só que dessa vez ficaram livres para escolher qual grupo ou causa quiserem. Com isso, iniciou-se um debate de partilha, e o formador apresentou o Manifesto da Juventude Franciscana contra a redução da maioridade penal, e o Código Penal da Criança Infratora e do Adolescente Infrator, apois um forte a acidente. Apois um forte e interessante debate, os irmãos foram convidados a refletir como era a conduta cidadã de Jesus, e reflexivamente convidados a colocar numa tira de papel aquilo que mais gostam ou sentem falta quando tínhamos até no máximo 18 anos. No fim, o formador convida a quem se dispor para colocar um par de algemas, e refletir sua maior alegria presa e algemada. Interessante que 80% dos irmãos temeram colocar as algemas, e por fim refletimos que:

"Se não somos capazes de nos colocarmos no lugar do marginalizado, como queremos ter voz para decidir ou opinar na marginalização de um IRMÃO MENOR?

Texto de Myrelianny - Fraternidade Espírito Santo

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: