Blog de DHJUPIC

Pastorais Sociais-CNBB iniciam seminário nacional de preparação da 5ª Semana Social Brasileira



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     21:53     
Iniciou na manha de hoje, 10, o Seminário Nacional em preparação a 5ª Semana Social Brasileira (SSB). É um momento inicial de debate, organização e aglutinação das forças eclesiais e sociais do Brasil. Aproximadamente 110 pessoas, de diversos movimentos sociais, organizações sociais, institutos, pastorais sociais e organismos da Igreja do Brasil participam do Seminário, que acontece no Centro Cultural de Brasília.

Exposições e debates estão previstos para os dois dias de evento. O bispo de Ipameri (GO), dom Guilherme Werlang, fez uma saudação de abertura do seminário falando da trajetória das semanas sociais. Uma justificativa da temática foi apresentada por irmã Delci Franzen e Francisco Vladimir, com a coordenação do assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e da Paz, da CNBB, padre Ari Antônio dos Reis.

Ainda hoje acontece um debate sobre o tema: “Em busca dos sinais dos tempos, bem viver – Caminho para nova sociedade com novo Estado”, com Cesar Sansson e padre Nelito Dornelas; “Influência do atual Cenário financeiro e político internacional no processo de democratização do Estado brasileiro”, com Maria Lucia Fattorelli.

Padre Ari Antônio dos Reis disse que esse é um importante passo para refletir a metodologia que orientará os processos, as etapas seguintes da 5ª Semana Social Brasileira. Ele afirmou ainda que “estamos traçando uma metodologia e buscando um consenso para o lema juntamente com as pastorais sociais, organismos da CNBB e movimentos sociais”.

Dentro do processo que conduzirá a Semana Social Brasileira, em uma das etapas, estão a retomada e a celebração da contribuição das Semanas Sociais anteriores, ligadas às contribuições das pastorais e movimentos sociais, ao processo de construção de uma sociedade realmente democrática no Brasil, uma democracia que, segundo as mesmas Semanas, deve alcançar e transformar todas as dimensões da vida em sociedade, incluídos a economia, o Judiciário, o Estado, como também aprofundar a prática da democracia participativa, com atividades nos âmbitos local, municipal, diocesano, regional e nacional.


Fonte: www.cnbb.org.br

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: