Blog de DHJUPIC

O PROTAGONISMO DA JUVENTUDE NO CUIDADO DA NOSSA CASA COMUM: MARIANA SANTOS



By  Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil     18:40     

Mariana Santos é Secretária Local de DHJUPIC da Fraternidade Nossa Senhora de Fátima, Campo Grande-MS. Mariana participa do Projeto de Coleta Seletiva da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e partilha a experiência vivida em fraternidade no cuidado da nossa casa comum.

Projeto Reciclagem

Origem: Diante das Campanhas da Fraternidade dos anos consecutivos de 2016 e 2017, com temas voltados para com o cuidado com a casa comum, o conselho pastoral da comunidade N.S. Fátima resolveu implantar o sistema de coleta seletiva.

Como? A conscientização dos leigos foi de suma importância para a efetivação do projeto. Outrossim, foi ressaltado sobre a importância dos objetos serem recolhidos de forma correta, e reaproveitados gerando um fundo financeiro para cobrir gastos da comunidade, evitando assim a poluição do meio ambiente.

Onde? Foi inaugurado no ano de 2016 o espaço para coleta e seleção do lixo reciclável, sendo estes preparados e vendidos para empresas destinadas a reciclar.

Como funciona? Diariamente, a comunidade, incluindo alguns de nossos jufristas, entregam o lixo no espaço da igreja e voluntários " põem a mão na massa" separando-os por tipos: metais, plásticos moles, plásticos duros, papéis brancos e demais papéis. Sendo assim descartados vidros, equipamentos eletrônicos e outros, entregues indevidamente, pois não há compradores para esses em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Em contrapartida, vê-se ainda infelizmente um descaso de alguns, pois há uma pequena quantidade de pessoas que se voluntariam para ajudar na separação do lixo, que requer mais ou menos uma hora por dia.


--> Mariana Santos, DHJUPIC

Sobre Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: