Blog de DHJUPIC

Papa diz não à mega-mineração e ao fracking



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     16:46     
Papa Francisco recebeu no dia 11 de novembro de 2013 uma delegação argentina, composta entre outros por um membro da rede mundial por justiça ambiental EJOLT (Environmental Justice Organizations, Liabilities and Trades) e por um procurador geral argentino.
A reunião durou uma hora, com a participação do cineasta Pino Solanas, conhecido por seu filme "Dirty Gold" (Ouro Sujo), sobre mega-mineração.


Eles falaram sobre contaminação da água, e o Papa disse que está preparando uma encíclica sobre a natureza, os seres humanos e a poluição ambiental.
O Papa demonstrou sua oposição ao fracking de gás de xisto e à contaminação da água devido aos mega-projetos de mineração, posando para duas fotos.
Uma com uma camiseta que afirma que "Água vale mais que o ouro" e a outra dizendo "Não ao Fracking".
A preocupação do Papa Francisco ficou clara quando EJOLT e o Procurador Geral mencionaram alguns casos, incluindo o caso delicado de ameaças à preservação do parque Natural de Yasuni (Ecuador), bem como os impactos provocados pela mineradora canadense Barrick Gold e as operações da Chevron Petróleo.

O encontro da delegação argentina com o Papa aconteceu poucos dias depois de outro encontro importante, em Lima, entre religiosos e religiosas do inteiro continente latino-americano em luta contra os impactos da mineração.


Para saber mais sobre o fracking clique aqui.

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: