No dia 15 de setembro de 2012, a Juventude Franciscana, Fraternidade Utopia, de Santa Maria-RS, realizou um encontro de formação com a temática do 18º Grito dos/as Excluídos/as, com o enfoque no seguinte eixo: “A garantia de direitos” enfatizando a realidade de nosso Estado e também de nosso País.


Essa atividade envolveu a reflexão dos jufristas e de alguns integrantes da Ordem Franciscana Secular-OFS e também a confecção de cartazes para a exposição. No dia 16 de setembro de 2012, a Fraternidade Utopia realizou a celebração da “Missa Crioula” (missa católica do rito latino apostólico romano, porém adaptada em linguagem, ritmo, estilo e símbolos tradicionalistas gaúchos) em honra a semana farroupilha.


No momento de perdão rezamos com toda a Assembleia pela paz, por justiça, por união e garantia de direitos, simbolizamos esse ato com um peão e uma prenda atando na cruz dois lenços simbolizando a paz entre chimangos e maragatos, também neste momento houve a entrada em procissão de nossos cartazes confeccionados pelos jufristas do 3º Grito dos/as Excluídos/as em nossa Fraternidade.


PAZ E BEM!

“O mundo cabe a nós salvá-lo ou perdemo-nos com ele” (Manifesto da JUFRA do Brasil)

Andressa Baccin dos Santos
Secretária Fraterna Local – Santa Maria-RS
Sub Reg de DHJUPIC – Regional Sul 3 (RS)