Blog de DHJUPIC

Fraternidade da JUFRA de Pesqueira-PE atuante no Grito dos/as Excluídos/as



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     12:51    Marcadores: 

A Fraternidade Beleza Simples, da JUFRA de Pesqueira-PE, participou na noite do dia 06 de setembro do Grito dos/as Excluídos/as promovido pela Diocese de Pesqueira. As paróquias de Pesqueira, junto à Cáritas Diocesana, foram responsáveis pela organização e execução de toda a programação elaborada.


O Grito começou com a Celebração Eucarística, na Catedral de Santa Águeda, onde no ofertório entrou a comunidade dos capoeiristas quilombolas, os índios Xukuru e jovens da comunidade para mostrar a miscigenação, jovens da JUFRA entraram com a bandeira do Brasil, celebrando a Independência.


Logo após a celebração, toda a comunidade seguiu até o bairro do Prado, onde teve quatro paradas a primeira foi em frente à Cáritas Diocesana de Pesqueira, onde se refletiu sobre a religiosidade, logo após houve a parada no Convento dos Franciscanos, onde os jovens da JUFRA fizeram uma apresentação sobre a Ecologia, com o Cântico do Irmão Sol e distribuíram ervas medicinais.


Logo após a parada foi em frente a Escola Estadual Professor Arruda Marinho, onde os alunos fizeram uma apresentação falando sobre a educação, a quarta parada foi na capela do hospital Lídio Paraíba, onde o Padre Luiz Carlos benzeu as ervas que os jufristas deram no convento, e falou sobre a saúde.


Depois todos foram para a Academia das Cidades onde teve a dança do Toré com os índios Xukuru, o grupo de capoeira e com os quilombolas. Foi dada a benção final, concluindo com a Oração do Cristão na Política e partilhado um lanche fraterno.


Fraternidade Beleza Simples - Pesqueira-PE
Regional da JUFRA Nordeste B1 (PE/AL)

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: