Blog de DHJUPIC

OFS do Regional Sudeste 2 (RJ/ES) emite Circular sobre a Rio+20 e a Cúpula dos Povos



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     16:54     

ORDEM FRANCISCANA SECULAR DO BRASIL
REGIONAL SUDESTE II
RIO DE JANEIRO E ESPÍRITO SANTO
 C.11/12

Rio de Janeiro, 03 de junho de 2012

“Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a mãe terra,
que nos sustenta e governa, e produz frutos diverso e coloridas flores e ervas"
 (Cântico do Irmão Sol – Francisco de Assis)

Aos irmãos da Fraternidade Local

“Em nome da suma Trindade e da santa Unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo” Amém.

A todos os queridos irmãos Paz e Bem em Nosso Senhor Jesus Cristo. Estamos às portas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, e a Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental que é um evento paralelo organizado pela sociedade civil global que acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Nossa representação na Rio + 20 será a irmã Daisy, formadora regional, e a participação na Cúpula dos Povos será de todos nós. Nosso objetivo é marcar estes dias com a força e entusiasmo do nosso carisma, pois as questões tratadas são a marca registrada do nosso Pai Francisco e nossa Mãe Clara.

Por isso, segue as datas em que nossa presença é muito importante, mas lembro que durante todo o período da Cúpula dos Povos haverá uma instalação franciscana para visitação, desta forma as pessoas poderão conhecer um pouco mais sobre o carisma francisclariano.

Divulguem a todos os irmãos da sua fraternidade através de email, telefone e até mesmo de boca a boca, convide pessoas de suas comunidades e vizinhança, pois é muito importante a presença de todos.

Fraternalmente,

Helio da Costa Gouvêa,OFS
Ministro Regional Sudeste 2 (RJ/ES)


AGENDA FRANCISCANA NA CÚPULA DOS POVOS

Dia 16/06 (sábado) 14h - Caminhada na Rocinha.
Concentração no Largo das Flores (São Conrado) e em seguida caminhada até a Igreja dos OFM. Ir com camisas, faixas e bandeiras.

Dia 17/06 (domingo) 10h - Celebração Eucarística na Catedral do Rio. Das 18 às 23h. Vigília inter-religiosa no Aterro do Flamengo.

Dia 18/06 (segunda) 10h – Seminário Por Justiça Social e Ambiental e Contra a Mercantilização da Vida com o Leonardo Boff e outros nomes na Tenda Religiões por Direito. Após o debate terá um encontro com todos franciscanos e franciscanas na mesma tenda.

Dia 20/06 - (terça) 14h – “Marcha da Cúpula” - Concentração na frente do Banco do Brasil atrás da Igreja da Candelária. 18h – Reunião da Família Franciscana com os irmãos Franciscanos da Cúpula no Colégio Regina Coeli, no bairro da Usina na Tijuca. Destinado a todos as irmãs e irmãs na luta pela sustentabilidade do planeta

OBS. Durante os dias 15 a 23 de junho muitas outras atividades vão acontecer no Aterro, inclusive as grandes assembleias de convergências.

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: