Blog de DHJUPIC

JUFRA e PJ participam de manifestação em defesa da Vida e contra Belo Monte



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     22:28     

Utilizado o próprio corpo como instrumento visual de protesto, milhares de pessoas voluntárias de todo o mundo e presentes na Cúpula dos Povos, entre estas jovens da JUFRA e da PJ, participaram de uma manifestação nas areias do Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, ao meio dia de 19 de junho.


Deitados ou sentados, as pessoas formaram a figura de um indígena erguendo a mão ao sol e a frase RIOS PARA A VIDA, como forma de protesto contra Belo Monte e todos os grandes projetos que estão ameaçando a vida, e em solidariedade aos povos em luta pela Justiça Ambiental em todo o mundo.


A manifestação foi concluída com uma oração coordenada pelos indígenas da região do Xingu, numa abertura inter-religiosa, clamando por todos os sofredores e sofredoras do mundo inteiro, inclusive a própria Mãe Terra, ameaçada e ofendida. Por fim, todos foram convidados a abraçarem no mínimo dez pessoas que não conheciam, desejando a outro a bênção e a paz e entre os povos da Terra.


Para mais informações sobre a luta dos povos do Xingu, sobretudo contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte, acesse o site do Movimento Xingu Vivo Para Sempre: www.xinguvivo.org.br

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: