Blog de DHJUPIC

Jornada na JUFRA de São Paulo-SP



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     23:04     
No mês de dezembro do dia 1º ao dia 10, a Juventude Franciscana do Brasil realizou a 2º Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos - Juventude e Justiça Sócio-Ambiental, a proposta desse ano era que as Fraternidades locais trabalhassem dentro do período proposto a temática da Campanha da Fraternidade 2011 "Fraternidade e Vida no Planeta"

E como ato concreto da Jornada, a Fraternidade JUFRA das Chagas participou de duas atividades: do Lançamento do Relatório Direitos Humanos no Brasil, que aconteceu no dia 8 de dezembro, no Teatro Anchieta – SESC Consolação e organizou uma palestra sobre questões sócio-ambientais, ministrada pelo convidado Walfredo Medeiros, no dia 9 de dezembro no Parque da Água Branca.

E em nosso retiro anual, que ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de dezembro na Casa São Francisco, tivemos um momento de partilha e reflexão das experiências vividas durante a Jornada, onde cada irmão que participou das atividades compartilhou com os demais o que lhe foi mais significante.

Relato dos irmãos e irmãs:

"Certamente o mundo que vivemos hoje não é o mundo que queremos para as próximas gerações. O planete terra como conhecemos, com suas biodiversidades naturais e tudo o mais belo e perfeito que Deus criou, pede socorro. O homem usa e abusa, maltrata a criação que nos foi confiada, a casa que Nosso Pai Celestial fez com tanto carinho para que tomássemos conta e preservasse. Em uma magnífica palestra onde foram abordados temas ambientais com o irmão Walfredo Medeiros, no parque da Água Branca em uma tarde ensolarada e cheia da presença de Deus, onde compartilhamos e discutimos vários temas que envolvem nosso planeta e o meio ambiente como um todo. O palestrante, irmão Walfredo nos falou de assuntos de grande importância e significado para refletirmos e questionarmos o modo como vivemos e lidamos com a questão socio-ambiental e todo o sistema que abrange o mesmo. A mensagem que ficou marcada ao final desta empolgante conversa entre irmãos que somos, compartilhando o mesmo ideal foi a maneira como enxergamos, utilizamos e usufruímos de tudo o que nós é dado pelo Criador para a nossa sobrevivência e permanência num mundo egoísta e materialista, cuja as leis nem sempre são cumpridas e a falta de conscientização humana reflete o ambiente e o convívio em nossos cotidianos." (Jânio, sobre a Palestra ministrada por Walfredo Medeiros)

“A nossa palestra aconteceu de forma muito agradável e em um ambiente que não poderia ser mais propício no Parque da Água Branca, onde a manhã chuvosa deu espaço para uma tarde ensolarada. Nos encontramos as 14h30 com o palestrante Walfredo Medeiros, ele que é estudante do curso de Psicologia foi convidado para falar sobre temas sócio-ambientais por ter um grande envolvimento com causas ecológicas. Iniciamos a palestra com o Cântico das Criaturas, nossa conversa abordou diversos temas sobre questões sócio ambientais, como consumo consciente, agronegócio, desmatamento, reciclagem, sustentabilidade, agrotóxicos, alimentos transgênicos, exploração no trabalho e meios de produção, e todos foram apresentados de forma muito clara. E um dos temas sobre o qual conversamos, que me despertou um maior interesse, foi o tema “quais as soluções?”, e esta resposta está presente também na causa, o próprio ser humano, o ser humano que polui, que desmata e que explora, traz consigo a solução, pois mudando a nossa forma egoísta de habitar este planeta, quando pararmos de nós importarmos apenas com nossas futilidades pessoais e começarmos a nós importar com as necessidades e o bem estar de todos, viveremos em uma sociedade mais saudável, mais justa e mais fraterna. Mas não temos mais tempo de idealizarmos um mundo perfeito, temos que começar a agir agora, reciclando, economizando água, consumindo de forma consciente e procurando saber quais as origens dos produtos que compramos, se a madeira foi adquirida de forma legal, se não há exploração de trabalho..., é a nossa geração que tem que agir, pensar e fazer!!.” (Daniela Sabino, sobre a Palestra ministrada por Walfredo Medeiros)

O convidado Walfredo Medeiros mencionou em sua palestra o documentário “A História das Coisas”, este curto vídeo de 20 minutos apresenta de forma interessante e em uma linguagem simples todas as etapas do processo que vai desde a extração da matéria prima, produção, distribuição e ideologia publicitária, consumo, e por fim para onde quase tudo vai o lixo, e como esses fatores afetam o meio ambiente. Vale à pena assistir:



Daniela Sabino – São Paulo-SP
Subsecretária Local de Formação e DHJUPIC
Fraternidade JUFRA das Chagas

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: