Blog de DHJUPIC

Refletindo na Jornada - Nº 05



By  Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil     11:50     

Em Carta Apostólica de 29 de novembro de 1979, o Papa João Paulo II proclamou, São Francisco de Assis "celeste padroeiro dos cultores da Ecologia". E é com essa bula que queremos desenvolver nossa reflexão de hoje. Como está claro no texto abaixo, nosso Seráfico Pai foi assim proclamado por anseio de uma determinada organização que trabalha em prol do meio ambiente. Esse grupo, por sinal, não professa nenhuma fé oficialmente, mas viu na pessoa de Francisco grande fonte de inspiração para seus trabalhos.

Ora, se esses se inspiraram no assissiense a ponto de fazer tal solicitação à Santa Sé, quanto mais nós que nos comprometemos com nossas vidas em prol da causa de Francisco. Rememorando as palavras abaixo, espero que as mesmas motivem a você, leitor, a se movimentar em torno dessa causa tão urgente. Paz e bem!

Wendell Ferreira Blois
Subsecretario local de formação e DHJUPIC
Fraternidade Frei Leão - Franca-SP

"Ad. Perpetuam rei memoriam. - Entre os santos e preclaros varões que respeitaram a natureza como maravilhoso presente que Deus fez ao gênero humano, figura merecidamente São Francisco de Assis. Pois com sensibilidade singular ele apreciava todas as obras do Criador e, como que divinamente inspirado, criou este admirável "Cântico das Criaturas", as quais, o irmão sol sobretudo, e a irmã lua como as estrelas do céu lhe davam ensejo de render devidamente louvor, glória, honra e toda a benção ao altíssimo, onipotente e bom Senhor.

Estava, pois, muito bem avisado o nosso venerável Irmão Sílvio Oddi, Cardeal da Santa Romana Igreja e Prefeito da Sagrada Congregação para os Clérigos, quando, fazendo-se porta-voz principalmente dos membros da Associação Internacional chamada "Planning environmental and ecologycal Institute for quality life", pediu a esta Sé Apostólica que São Francisco de Assis fosse declarado padroeiro junto de Deus daqueles que se empenham pela Ecologia.

E Nós, de acordo com a Sagrada Congregação para os Sacramentos e o Culto Divino, em virtude destas Letras, válidas para todo o sempre, proclamamos São Francisco de Assis, padroeiro celestial de todos os cultores da Ecologia, com todas as honras e respectivos privilégios litúrgicos.

Nada possa obstar. E isto pronunciamos, mandando que estas Letras sejam religiosamente observadas e surtam efeito no presente como no futuro.

Dado em Roma, junto a São Pedro, sob o anel do Pescador, no dia 29 de novembro de mil novecentos e setenta e nove, segundo do Nosso pontificado". João Paulo II

Gostou?

Então não fique ai parado! Você terá mais uma reflexão para ler amanhã, mas enquanto isso...

MEXA-SE!!!


Fonte: www.jufraleao.blogspot.com

Sobre Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: