Blog de DHJUPIC

Refletindo na Jornada - Nº 03



By  Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil     11:44     


Hoje é sábado! Geralmente o blog frei Leão não publica nada nos fins de semana, mas nesse abriremos uma exceção, tendo em vista as discussões e reflexões que estamos desenvolvendo nos últimos dias por ocasião da 2ª Jornada Nacional Franciscana pelo Direito Humanos, tendo como tema "Juventude e justiça sócio-ambiental - Quanto vale esse progre$$o?"

Neste sábado nos reteremos a alguns dados levantados em torno da destruição da floresta Amazônica, seguida de um vídeo que tem como trilha sonora a musica "Amazônia" de Roberto Carlos.

Boa reflexão e bom fim de semana!

Wendell Ferreira Blois
Subsecretario de formação e DHJUPIC
Fraternidade Frei Leão - Franca-SP


AS 7 PRAGAS DA AMAZÔNIA

1) FOGO
As queimadas causam perdas de 121 milhões de dólares por ano. Considerada a emissão de carbono, os prejuízos chegam a 5 bilhões de dólares.

2) MADEIREIRAS
Há mais de 3 000 empresas cortando árvores. Para cada unidade retirada, os madeireiros danificam pelo menos outras quinze árvores.

3) ESTRADAS
Mais de 80% das queimadas acontecem perto das rodovias. A colonização se dá ao longo de 100 000 quilômetros de estradas clandestinas.

4) GARIMPOS
Além de poluírem os rios e devastarem reservas ambientais, os garimpeiros foram responsáveis pela chegada da aids às aldeias indígenas.

5) PASTAGENS
A soja avança sobre pastos antigos e capitaliza pecuaristas, que abrem novas áreas na mata. Cerca de 12% da Amazônia já virou pasto.

6) CORRUPÇÃO
Só a Operação Curupira, realizada em junho, prendeu 47 funcionários do Ibama envolvidos na exploração ilegal da floresta.

7) BUROCRACIA
De 539 milhões de reais em multas aplicadas em 2004, só 63 milhões de reais foram pagos e apenas 3 milhões de reais ficaram com o Ibama.


Fonte: www.jufraleao.blogspot.com

Sobre Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: