Blog de DHJUPIC

Refletindo na Jornada - Nº 02



By  Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil     11:42     
Para o 2º dia da Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos, destacamos as palavras de Sua Santidade Bento XVI sobre a urgência da discussão e prática de politicas efetivas de proteção e manutenção do meio ambiente. A exemplo de João Paulo II, nosso atual pontífice entende que muitos dos problemas sociais vividos ao redor do mundo, são decorrentes do desrespeito à Criação.A pertinência dessa mensagem é tão grande que, nos dias que se seguiram à data de publicação da mesma (1º de janeiro de 2010), os representantes das principais potências politico-econômicas se reuniram em Copenhague para discutir o tema.Ilustrando essa reflexão, anexamos algumas 'tirinhas' que de uma forma ou de outra, querem nos mobilizar em prol de ação concreta em torno do assunto.

Boas reflexões!

Wendell Ferreira Blois
Subsecretário local de formação e DHJUPIC
Fraternidade Frei Leão - Franca-SP

"Para este 43º Dia Mundial da Paz, escolhi o tema: Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação. O respeito pela criação reveste-se de grande importância, designadamente porque 'a criação é o princípio e o fundamento de todas as obras de Deus' e a sua salvaguarda torna-se hoje essencial para a convivência pacífica da humanidade. Com efeito, se são numerosos os perigos que ameaçam a paz e o autêntico desenvolvimento humano integral, devido à desumanidade do homem para com o seu semelhante – guerras, conflitos internacionais e regionais, atos terroristas e violações dos direitos humanos –, não são menos preocupantes os perigos que derivam do desleixo, se não mesmo do abuso, em relação à terra e aos bens naturais que Deus nos concedeu. Por isso, é indispensável que a humanidade renove e reforce 'aquela aliança entre ser humano e ambiente que deve ser espelho do amor criador de Deus, de Quem provimos e para Quem estamos a caminho'"


Gostou?Quer ler a mensagem de Bento XVI na íntegra?

Sobre Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: