Afim de contribuirmos com a formação de nossos irmãos jufristas e também de todos aqueles que acompanham constantemente esse blog, de hoje até o próximo dia 10 de dezembro, acompanharemos uma série de reflexões relativas ao tema da 2ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos: "Juventude e justiça sócio-ambiental - Quanto vale esse progre$$o?"

Entendo que devemos partir de documentos já trabalhados anteriormente, por isso propomos para hoje uma reflexão em torno da "Mensagem de Sua Santidade João Paulo II para a celebração do 23º dia mundial da paz" datado de 1º de janeiro de 1990.Destacamos um trecho da introdução do texto que tem como titulo "PAZ COM DEUS CRIADOR, PAZ COM TODA A CRIAÇÃO", que já é por si próprio muito explicativo. Em seguida apresentamos um vídeo complementar ao texto.

Que possamos refletir seriamente, de modo a levarmos nossa meditação em torno deste assunto à práticas concretas!

Paz e bem!

Wendell Ferreira Blois
Subsecretario local de formação e DHJUPIC
Fraternidade Frei Leão - Franca-SP

"Observa-se nos nossos dias uma consciência crescente de que a paz mundial está ameaçada, não apenas pela corrida aos armamentos, pelos conflitos regionais e por causa das injustiças que ainda existem no seio dos povos e entre as nações, mas também pela falta do respeito devido à natureza, pela desordenada exploração dos seus recursos e pela progressiva deterioração da qualidade de vida. Semelhante situação gera um sentido de precariedade e de insegurança, que, por sua vez, favorece formas de egoísmo colectivo, de açambarcamento e de prevaricação.

Perante a difusa degradação do ambiente, a humanidade já se vai dando conta de que não se pode continuar a usar os bens da terra como no passado. A opinião pública e os responsáveis políticos estão preocupados com isso; e os estudiosos das mais diversas disciplinas debruçam-se sobre as causas do que sucede. Está assim a formar-se uma consciência ecológica, que não deve ser reprimida, mas antes favorecida, de maneira que se desenvolva e vá amadurecendo até encontrar expressão adequada em programas e iniciativas concretas.

Não poucos valores éticos, de importância fundamental para o progresso de uma sociedade pacífica, têm uma relação direta com a questão do ambiente. A interdependência dos muitos desafios, que o mundo de hoje tem de enfrentar, confirma a exigência de soluções coordenadas e baseadas numa coerente visão moral do mundo.

Para os cristãos, essa visão apoia-se nas convicções religiosas derivantes da Revelação. É por isso que, ao iniciar esta mensagem desejo aqui lembrar a narração bíblica da criação e gostaria que aqueles que não compartilham as nossas convicções de fé pudessem encontrar também eles nessa evocação elementos úteis para uma linha comum de reflexão e de empenhamento".


Fonte: www.jufraleao.blogspot.com