Blog de DHJUPIC

Rádio Vaticana, emissora de rádio da Santa Sé, divulga Jornada da JUFRA do Brasil pelos Direitos Humanos



By  Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil     11:56     

Clique AQUI e veja a matéria no site da Rádio Vaticana.


Jovens Franciscanos em Jornada Nacional pelos Direitos Humanos

São Paulo (RV) - A partir desta quinta-feira, 1º de dezembro, até o dia 10, a Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil estará realizando a 2ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos. A Jornada é coordenada pelas Subsecretarias Nacional, Regionais e Locais de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (DHJUPIC) da JUFRA, e ocorre na primeira semana de dezembro, culminado com o Dia Universal dos Direitos Humanos (10/12).

Na Jornada de 2011, a JUFRA do Brasil tem como objetivo geral: Proporcionar a construção de estratégias de atuação, a partir dos desafios da realidade local, a fim de capacitar lideranças juvenis, estimulando o potencial criativo e multiplicador e visando provocar mudanças na realidade das comunidades locais, na perspectiva da Justiça Sócio-Ambiental.

Retomando as reflexões da Campanha da Fraternidade-2011, a Jornada tem como tema: “Juventude e Justiça Sócio-Ambiental” e como lema: “Quanto vale esse progre$$o?”.

Sendo assim, possui como objetivos específicos: 1) Contribuir para a informação dos/as jovens sobre as causas e conseqüências do aquecimento global e das mudanças climáticas; 2) Promover a articulação entre realidade sócio-ambiental local e global, visando o empoderamento juvenil para uma ação ética, social e política permanente e articulada; e 3) Possibilitar o debate e a participação das Fraternidades locais nos processos da Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável-2012 e da Cúpula dos Povos da Rio+20 por Justiça Social e Ambiental.

O material da Jornada conta com um cartaz e uma cartilha, com diversos textos e informações que ajudarão os jovens da JUFRA a refletirem sobre a realidade sócio-econômica e ambiental atual e realizarem ações que visem a construção de outras práticas de convivência em sociedade e com a natureza.

Entre os dez dias da Jornada, as Fraternidades Locais da JUFRA estarão mobilizando-se em diversas atividades promovidas por elas mesmas ou por entidades parceiras. Encontros de formação, celebrações, gincanas, visitas solidárias, refeições fraternas e caminhadas são algumas das atividades previstas, de acordo com a realidade do lugar que a própria Fraternidade Local está inserida, mas sem fechar-se exclusivamente ao seu lugar social.

As atividades serão divulgadas nos blogs nacionais e regionais da JUFRA, com evidência no Site Nacional da JUFRA do Brasil: www.jufrabrasil.org e no Blog da Subsecretaria Nacional de DHJUPIC: www.dhjupic.blogspot.com, onde constarão fotos e relatos das atividades realizadas.

A JUFRA do Brasil entende que suas Fraternidades devem ser cada vez mais franciscanas, vivas, jovens e chamadas à missão, à evangelização e à transformação, e por isso quer viver o Evangelho a partir de atitudes corajosas que promovam a Paz e o Bem. (CM)

Fonte: www.radiovaticana.org

Sobre Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: