No dia 04 de dezembro os integrantes da Fraternidade Paz e Bem, da JUFRA de Ponta Grossa-RS, se reuniram para realizar o ato concreto da 2ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos. A ação visava conscientizar os futuros crismandos da Paróquia, que estavam em retiro, da importância da reciclagem, como também mostrar um pouco do carisma franciscano.

Uma semana antes do ocorrido, fez-se uma campanha na Paróquia Bom Jesus, pedindo que a comunidade trouxesse no dia 03 do respectivo mês folhas A4 sulfites que não fossem mais utilizadas e que o destino seria apenas o lixo para que nós as aproveitássemos para ensinar os adolescentes a fazer origamis com as respectivas folhas; foram ensinados a fazer o cisne, o sapo, o lobo, a tulipa e a borboleta. Para isso nós montamos um painel utilizando o lado em branco de folhas já usadas; unimo-las com cola e fizemos um desenho, utilizando-nos de lápis de cor, revistas velhas e palhas de aço na confecção do mesmo. Fez-se uma paisagem na qual os crismandos iriam colar os origamis que eles iriam fazer, para deixar mais vivo o painel previamente preparado.

Buscou-se com isso também levar a uma conscientização de preservação ambiental, pois na linha superior central do cartaz estava a seguinte inscrição: “E aí, o que você tem a ver com isso?”; levando à reflexão já mencionada.A ação foi um sucesso: alguns fizeram mais rápido em vista do próprio nível de dificuldade de cada origami, mas no final os origamis foram colados e o objetivo foi alcançado. As demais folhas arrecadadas serão utilizadas para a confecção de blocos de notas.


Diego - Fraternidade Paz e Bem
Ponta Grossa-PR