JUFRA realiza refeição fraterna com
moradores/as de rua em São Paulo-SP (2010)

É importante e desafiador para um movimento com dimensões nacionais, como a JUFRA do Brasil, criar momentos onde os/as jovens e suas comunidades possam discutir as realidades locais, regionais, nacionais e internacionais, e como transformá-las. Dessa forma, a Jornada surge como uma estratégia para capacitar as Fraternidades locais da JUFRA a fim de que se construa em conjunto e de forma articulada um processo formativo que venha fortalecer e articular outros jovens e outros grupos como agentes de transformação social.

JUFRA de Santa Maria-RS realiza plantio de árvores nativas (2010)

Atualmente, a JUFRA do Brasil tem grupos locais inseridos nos grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador, mas com uma presença maior em municípios do interior do Nordeste do Brasil, onde a violência e o extermínio de jovens é fortemente presente. Por exemplo, a Paraíba, estado que atualmente se encontra no topo do ranking de assassinatos de jovens negros (Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil), conta com a presença de 11 Fraternidades locais, em cidades diferentes. Esses/as jovens das Fraternidades estão inseridos em pastorais, como a da Juventude, da Terra, Carcerária, Social, etc. Como também em movimentos sociais e populares, ONGs, Centros de Direitos Humanos, Conselhos e Conferências de Políticas Públicas, Centros Acadêmicos, economia popular solidária, dentre outros.

A realização da 2ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos surge a partir dessa realidade que as Fraternidades locais da JUFRA estão inseridas, onde os/as jovens apresentam como grande desafio para seus trabalhos a necessidade de capacitar lideranças, de expandir sua ação de trabalho e especialmente de fortalecer o protagonismo da juventude.

JUFRA de Lagoa Formosa-MG realiza
visita a abrigo de pessoas idosas (2010)

Para tanto, nossa Jornada em 2011 tratará do Tema: “Juventude e Justiça Sócio-Ambiental” e o Lema: “Quanto vale esse progre$$o?”.

Com o Objetivo Geral:
“Proporcionar a construção de estratégias de atuação, a partir dos desafios da realidade local, a fim de capacitar lideranças juvenis, estimulando o potencial criativo e multiplicador, visando provocar mudanças na realidade das comunidades locais, na perspectiva da Justiça Sócio-Ambiental”.

E com os Objetivos Específicos:
1) Contribuir para a informação dos/as jovens sobre as causas e conseqüências do aquecimento global e das mudanças climáticas;
2) Promover a articulação entre realidade sócio-ambiental local e global, visando o empoderamento juvenil para uma ação ética, social e política permanente e articulada;
3) Possibilitar o debate e a participação das Fraternidades locais nos processos da Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável-2012 e da Cúpula dos Povos da Rio+20 por Justiça Social e Ambiental”;