No dia 07 de setembro, cerca de 25 mil pessoas marcharam contra a corrupção na capital do país. Um momento histórico para Brasília, a Esplanada dos Ministérios lotada de pessoas, de um lado um desfile cívico do outro pessoas manifestando contra a falta de Ética na política

Amados irmãos e irmãs da Jufra do Brasil confesso que fomos um pouco tímidos para a Marcha, uma vez que éramos poucos, mas fortes. Lembrando sempre da Palavra do Evangelho: “onde um ou dois estiverem reunido em meu nome lá eu estarei”, claro irmãos que não foi para lê a Palavra do Senhor, mas manifestar o direito e respeito do cidadão em primeiro lugar. Começou tímida, mas foi crescendo com adesão de quem foi assistir ao desfile oficial. Fizemos o que deveria ser feito: A cidadania em evidência.

Segundo alguns noticiários foi a maior manifestação, já que em algumas capitais a mesma Marcha aconteceu simultaneamente (Rio, Recife, Salvador, Teresina, Cuiabá, São Paulo). Em Brasília a manifestação fez parte da programação do Grito dos/as Excluídos/as. A concentração foi no Teatro Nacional e a marcha saiu as 10 horas, tendo como percurso toda a Esplanada inclusive o percurso do desfile cívico.

A Juventude Franciscana do Regional Centro (DF/GO/TO) se fez presente neste evento, sem bandeira, sem uniformes, pois a orientação dos organizadores era que estivéssemos de preto e com faixa de ordem crítico-politica. Estiveram presentes jufristas das Fraternidade São Pio (Setor Sudoeste-DF), Fraternidade São Marcos e São Lucas (P Norte-DF) e Fraternidade Nossa Senhora de Fátima (Céu Azul-GO).

Cada Fraternidade do Regional se organizou para o evento. Fazendo do GRITO do POVO o seu GRITO: o fim do voto secreto no Congresso Nacional; a adoção da ficha limpa e a aprovação do PL que torna a corrupção um crime hediondo.


Regional Centro (DF/GO/TO) da JUFRA do Brasil