Blog de DHJUPIC

No Grito dos/as Excluídos/as em Brasília-DF, Juventude Franciscana marcha contra a corrupção



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     14:03    Marcadores: 
No dia 07 de setembro, cerca de 25 mil pessoas marcharam contra a corrupção na capital do país. Um momento histórico para Brasília, a Esplanada dos Ministérios lotada de pessoas, de um lado um desfile cívico do outro pessoas manifestando contra a falta de Ética na política

Amados irmãos e irmãs da Jufra do Brasil confesso que fomos um pouco tímidos para a Marcha, uma vez que éramos poucos, mas fortes. Lembrando sempre da Palavra do Evangelho: “onde um ou dois estiverem reunido em meu nome lá eu estarei”, claro irmãos que não foi para lê a Palavra do Senhor, mas manifestar o direito e respeito do cidadão em primeiro lugar. Começou tímida, mas foi crescendo com adesão de quem foi assistir ao desfile oficial. Fizemos o que deveria ser feito: A cidadania em evidência.

Segundo alguns noticiários foi a maior manifestação, já que em algumas capitais a mesma Marcha aconteceu simultaneamente (Rio, Recife, Salvador, Teresina, Cuiabá, São Paulo). Em Brasília a manifestação fez parte da programação do Grito dos/as Excluídos/as. A concentração foi no Teatro Nacional e a marcha saiu as 10 horas, tendo como percurso toda a Esplanada inclusive o percurso do desfile cívico.

A Juventude Franciscana do Regional Centro (DF/GO/TO) se fez presente neste evento, sem bandeira, sem uniformes, pois a orientação dos organizadores era que estivéssemos de preto e com faixa de ordem crítico-politica. Estiveram presentes jufristas das Fraternidade São Pio (Setor Sudoeste-DF), Fraternidade São Marcos e São Lucas (P Norte-DF) e Fraternidade Nossa Senhora de Fátima (Céu Azul-GO).

Cada Fraternidade do Regional se organizou para o evento. Fazendo do GRITO do POVO o seu GRITO: o fim do voto secreto no Congresso Nacional; a adoção da ficha limpa e a aprovação do PL que torna a corrupção um crime hediondo.


Regional Centro (DF/GO/TO) da JUFRA do Brasil

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: