"Ouço o sangue do seu irmão, clamando da terra para mim."
(Gênesis 4,10b)

Com informações da CPT Maranhão e CPT Marabá-PA

No Maranhão, tentativa de assassinato contra o sindicalista Almirandi Pereira, vice-presidente da Associação Quilombola do Charco, de São Vicente Ferrer (MA), no mesmo dia em que Dinho foi assassinado, dia 27 de maio. Almirandi estava em casa quando três tiros foram disparados. Felizmente nenhum projétil o atingiu.

Almirandi está na luta pela titulação do território quilombola do Charco em conflito com Gentil Gomes, pai de Manoel de Jesus Martins Gomes e Antônio Martins Gomes, recentemente beneficiados por um salvo-conduto concedido pelo TJ-MA. Os dois estão denunciados pelo Ministério Público Estadual sob a acusação de serem os mandantes do assassinato de Flaviano Pinto Neto, líder do mesmo quilombo, no dia 30 de outubro de 2010.

Já no Pará, mais um trabalhador rural é assassinado. Herenilton Pereira, de 25 anos, foi encontrado morto no dia 28 de maio, último sábado. Ele estava desaparecido desde quinta-feira, dia 26. O jovem vivia no mesmo assentamento do casal de ambientalistas assassinado no último dia 24, no projeto de Assentamento Praia Alta Piranheira, localizado no município de Nova Ipixuna (PA). O corpo foi encontrado por um grupo de assentados a 50 metros de uma das estradas vicinais, distante 7 km do local onde José Cláudio e Maria foram assassinados.



Emanuelson Matias de Lima
Sub Nac DHJUPIC da JUFRA do Brasil