Blog de DHJUPIC

Tentativa de assassinato de quilombola no Maranhão e mais uma morte de trabalhador rural no Pará!



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     11:58     
"Ouço o sangue do seu irmão, clamando da terra para mim."
(Gênesis 4,10b)

Com informações da CPT Maranhão e CPT Marabá-PA

No Maranhão, tentativa de assassinato contra o sindicalista Almirandi Pereira, vice-presidente da Associação Quilombola do Charco, de São Vicente Ferrer (MA), no mesmo dia em que Dinho foi assassinado, dia 27 de maio. Almirandi estava em casa quando três tiros foram disparados. Felizmente nenhum projétil o atingiu.

Almirandi está na luta pela titulação do território quilombola do Charco em conflito com Gentil Gomes, pai de Manoel de Jesus Martins Gomes e Antônio Martins Gomes, recentemente beneficiados por um salvo-conduto concedido pelo TJ-MA. Os dois estão denunciados pelo Ministério Público Estadual sob a acusação de serem os mandantes do assassinato de Flaviano Pinto Neto, líder do mesmo quilombo, no dia 30 de outubro de 2010.

Já no Pará, mais um trabalhador rural é assassinado. Herenilton Pereira, de 25 anos, foi encontrado morto no dia 28 de maio, último sábado. Ele estava desaparecido desde quinta-feira, dia 26. O jovem vivia no mesmo assentamento do casal de ambientalistas assassinado no último dia 24, no projeto de Assentamento Praia Alta Piranheira, localizado no município de Nova Ipixuna (PA). O corpo foi encontrado por um grupo de assentados a 50 metros de uma das estradas vicinais, distante 7 km do local onde José Cláudio e Maria foram assassinados.



Emanuelson Matias de Lima
Sub Nac DHJUPIC da JUFRA do Brasil

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: