Blog de DHJUPIC

CF-2011 é trabalhada na JUFRA do Maranhão



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     18:42     
Reunião Regional do DHJUPIC

Irmãos e Irmãs,

Saudações de Paz e Bem!

Estamos vivendo a Quaresma, tempo para preparar e fazer acontecer a vida nova. E a Campanha da Fraternidade vem nos ajudar a viver esta nova vida.

Este ano o tema escolhido foi: FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA e o Lema: "A criação geme em dores de parto".

Esta campanha não é uma utopia e sim uma alerta de que atitudes devem ser tomadas,não por uma minoria mas por um todo,este planeta é nossa casa precisamos ser fraternos,gerar ações que nos levem ao bem comum.

Em cada catástrofe sejam eles terremotos, inundações pode sentir o planeta gemer e tudo isso esta acontecendo pela a falta de conscientização do homem, o mal que está prejudicando o meio ambiente.

E o nosso dever como cristãos e principalmente Franciscanos e defendermos e respeitarmos as diversas formas de vida assim como o nosso bem aventurado pai seráfico Francisco.

Para a Campanha da Fraternidade 2011, a Igreja no Brasil propõe como Objetivo Geral: Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá - los a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.

Para atingir este objetivo, são propostos os seguintes objetivos específicos:

*Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas;

*Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global;

*Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário;

Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.

Serão adotadas as seguintes estratégias:

*Mobilizar pessoas, comunidades, Igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento;

*Propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente;

*Denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.


Therlianes dos Santos da Silva
Subsecretária Regional de DHJUPIC
Regional NE A1 (MA)

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: