Reunião Regional do DHJUPIC

Irmãos e Irmãs,

Saudações de Paz e Bem!

Estamos vivendo a Quaresma, tempo para preparar e fazer acontecer a vida nova. E a Campanha da Fraternidade vem nos ajudar a viver esta nova vida.

Este ano o tema escolhido foi: FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA e o Lema: "A criação geme em dores de parto".

Esta campanha não é uma utopia e sim uma alerta de que atitudes devem ser tomadas,não por uma minoria mas por um todo,este planeta é nossa casa precisamos ser fraternos,gerar ações que nos levem ao bem comum.

Em cada catástrofe sejam eles terremotos, inundações pode sentir o planeta gemer e tudo isso esta acontecendo pela a falta de conscientização do homem, o mal que está prejudicando o meio ambiente.

E o nosso dever como cristãos e principalmente Franciscanos e defendermos e respeitarmos as diversas formas de vida assim como o nosso bem aventurado pai seráfico Francisco.

Para a Campanha da Fraternidade 2011, a Igreja no Brasil propõe como Objetivo Geral: Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá - los a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.

Para atingir este objetivo, são propostos os seguintes objetivos específicos:

*Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas;

*Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global;

*Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário;

Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.

Serão adotadas as seguintes estratégias:

*Mobilizar pessoas, comunidades, Igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento;

*Propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente;

*Denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.


Therlianes dos Santos da Silva
Subsecretária Regional de DHJUPIC
Regional NE A1 (MA)