Blog de DHJUPIC

Cuidar da Água é ser responsável pela Vida



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     10:50     
“A criação geme em dores de parto” afim de que tenhamos uma ética do cuidado, porque nosso planeta está gravemente doente. O planeta pede socorro e todos nos somos chamados a colaborar na conscientização de uma sociedade que tenha como principio ético o respeito à criação e ao próximo.

Se não cuidarmos do nosso planeta, seremos extintos assim como foram extintos os dinossauros (Leonardo Boff) e a água requer um cuidado emergencial, pois ela é um bem precioso e finito.

Por ética do cuidado podemos entender uma atitude cuidadosa, protetora, amorosa. Contudo a espécie humana tem sido causadora de danos ambientais e é devido a essa falta de ética que nossas águas estão acabando.

A humanidade é uma grande fraternidade, significa dizer que somos co-responsáveis pelo bem-estar de nosso planeta. É necessário criar uma consciência de respeito com ela para que a vida também seja respeitada.

A vida é um dom de Deus é um presente Divino. Portanto, para que possamos viver é necessário que tenhamos um ambiente saudável, nosso ambiente natural é o planeta Terra, nossa Terra necessita de água e nos estamos acabado com a água. Acabar com a água não se resume apenas em ações poluidores, mas também atitudes passivas, quando não fazemos algo para modificar a realidade estamos indiretamente fazendo alguma coisa.

Somos responsáveis pelo pela nossa vida, pela vida do irmão, pela vida do planeta. Deus conta conosco na conservação e preservação do planeta.

É sabido que metade da população do mundo enfrenta problemas coma a água, muitas fontes de águas ou estão poluídas ou secas. De toda a água que temos apenas 1% é potável e ainda assim é mal distribuída.

Para que as novas gerações possam nutrir um sentimento de pertença e cuidar diferente deste presente que é a vida, faz se urgente que cultivemos uma ética do cuidado com a água e com toda a natureza, pois assim garantiremos ações significativas na preservação da vida.

Por outro lado não podemos resolver de imediato todo o problema da água no planeta, mas não podemos ficar parados devemos fazer uso racional dela (água) no banho, cuidados de higiene, comida, lavagem de louça e roupas, limpeza da casa, plantas e, claro, a água que se bebe. Não podemos viver sem água então a saída é fazer uso com responsabilidade e cuidadoso.

O primordial é não ficar inerte á realidade e termos a consciência de que estamos contribuindo para reduzir os riscos de acabarmos com a fonte de vida: a Água.

João Macedo - Brasília/DF
Sub de Formação do Regional Centro (DF, GO e TO)

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: