Blog de DHJUPIC

Mudanças Climáticas: Causas e Consequências



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     00:57     

Quando o Sol
Se derramar em toda sua essência
Desafiando o poder da ciência
Pra combater o mal
E o mar
Com suas águas bravias
Levar consigo o pó dos nossos dias
Vai ser um bom sinal
Os palácios vão desabar
Sob a força de um temporal
E os ventos vão sufocar o barulho infernal
Os homens vão se rebelar
Dessa farsa descomunal
Vai voltar tudo ao seu lugar
Afinal. (...)

(Forças da Natureza - João Nogueira e Paulo César Pinheiro)

Segundo ecologistas e cientistas, são inúmeros os fatores que contribuem com as mudanças climáticas: o efeito estufa, buraco na camada de ozônio, poluição atmosférica. Os quais ocorrem devido à falta de respeito com o meio ambiente, pois quando falamos da importância da preservação da natureza, da perigosa poluição que as grandes indústrias provocam, muitos acreditam que é especulação de ambientalista fanático.

Poluição causada por siderúrgicas - Comunidade Pequiá (Açailandia/MA)

Com a intensificação do processo de industrialização nos países desenvolvidos e nos países emergentes, houve o aumento significativo do consumo de combustíveis fósseis não renováveis: carvão mineral, petróleo e gás natural. A utilização destes combustíveis, desordenadamente, propiciam elevados índices de poluição atmosférica. Logo, são os grandes responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global.

É preciso pensar em outro modelo de transporte urbano

Os governantes têm que buscar alternativas práticas para reduzir o impacto da poluição no planeta. Já houve várias reuniões com representantes de países desenvolvidos e os paises emergentes. Porém o principal emissor, EUA, não aceitou algumas propostas que ajudaria na redução de gases poluentes, defendendo o discurso neoliberal do desenvolvimento econômico.

Grandes empresas, grandes lucros, grandes danos

A natureza, na concepção franciscana, é obra da criação de Deus, portanto tem que ser cuidada e conservada, com o mesmo amor fraterno que temos com os nossos irmãos. Nesse sentido, é um grande desafio franciscano ajudar na conscientização da importância da preservação do meio ambiente para a sobrevivência humana. Pois, com a diminuição da poluição ambiental evitaria a perigosa mudança climática no Planeta Terra, de modo que reduziria as catástrofes naturais ocorridas em vários países.

Caminhada Ecológica no X ENCONJUFRA da Paraíba - Bananeiras-PB - 2004


Gésus de Almeida Tindade
Secretário Fraterno Regional – NE B4 (Bahia Sul)

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: