Blog de DHJUPIC

Dia Nacional de OrAção pelo Sudeste, em 22/01, será realizado pela Juventude Franciscana do Brasil



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     00:47     
Ofício 02/2011
A/C: Fraternidades Regionais e Locais
Assunto: Dia Nacional de OrAção pelo Sudeste

“Nada de vós retenhais para vós mesmos!”
(São Francisco de Assis)

Santa Rita/PB, 17 de Janeiro de 2011.

Irmãs e irmãos da JUFRA do Brasil,
Paz e Bem,

No dia 13/01 foi encaminhando, pelo Subsecretário Nacional de DHJUPIC, Emanuelson Matias de Lima, para todas as Fraternidades Regionais e Locais da JUFRA do Brasil, o Oficio 01/2011, sobre a campanha de solidariedade às vítimas e famílias atingidas pelas enchentes. O Ofício indica duas contas disponibilizadas pela Cáritas e CNBB para o depósito de contribuições financeiras, mas também se motivou para a arrecadação de roupas e alimentos, através das dioceses e Cáritas regionais.

No domingo passado (16/01) ocorreu a 3ª reunião online do DHJUPIC Nacional, com a participação de 11 Regionais (o Relatório será encaminhado em breve) e os/as presentes decidiram que nossa participação, como JUFRA do Brasil, se dará a partir de três eixos: Divulgação (na internet, nas Fraternidades, no boca-a-boca), Mobilização (arrecadação financeira, de roupas e alimentos) e Oração (em comunhão fraterna com as famílias atingidas).

Na reunião houve o repasse de informações de como está a situação dos estados de MG, SP, ES e principalmente RJ, que estão afetados por inundações e desastres. Pela urgência dos acontecimentos, ficou encaminhado que no próximo dia 22/01 (sábado) será realizado o “Dia Nacional de OrAção pelo Sudeste”, em toda a JUFRA do Brasil, onde cada Fraternidade Local irá realizar alguma atividade, simples, pelas famílias do Sudeste, uma oração, uma celebração, um terço, além de ações concretas, escolhendo o horário disponível para a Fraternidade. Esta ação estará em fraterna comunhão com a Campanha “SOS Sudeste”, promovida pela CNBB e Cáritas Brasileira.

É de suma importância que haja de fato um engajamento por parte de todas as Fraternidades de JUFRA do Brasil em prol desta campanha, não há como ser franciscano e não ter atitudes concretas em prol desses nossos irmãos/ãs que vêm sofrendo com esses desastres e das famílias que além de perderem seus entes queridos/as perderam tudo que construíram ao longo da vida. Deus espera de nós uma postura coerente que não destoe da promessa que fizemos um dia de viver seu Evangelho na JUFRA.

Não nos esqueçamos de, enquanto Fraternidade, nos fazer orantes por esses irmãos/ãs e, na ocasião, o Secretariado Fraterno Nacional estará reunido em São Paulo-SP e estaremos também unidos/as na mesma sintonia.

Nosso Fraterno Abraço de Paz e Bem!

Alex Sandro Bastos Ferreira, OFS/JUFRA
Secretário Fraterno (Presidente) Nacional
da Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil

Emanuelson Matias de Lima
Subsecretário Nacional de DHJUPIC
da Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: