Meus queridos irmãos,

Hoje, 1º de dezembro, nos unimos a toda a humanidade em oração, enquanto lembramos a Jornada Mundial de Luta contra a Aids. Recordamos, particularmente, os mais de 33 milhões de irmãos e irmãs que vivem com o HIV; dos quais mais de dois milhões são crianças.

Unimos nossa voz ao do Papa Bento XVI, que pede maior respeito e atenção para as pessoas que são soropositivas, e convida aos governos, centros de saúde e as empresas farmacêuticas a investirem maiores recursos, qualidade, medicamentos a preços acessíveis, tratamentos e cuidados para todos os que têm necessidade urgente.

Pedimos pelas pessoas vitimadas por esta pandemia: mães, pais, irmãos e irmãs, crianças e amigos que tratam de consolar aos que são soropositivos. O Senhor abençoe com esperança e valor os esforços de quantos trabalham para restituir-lhes dignidade e amor a todos os que necessitam.

Também pedimos por nossos irmãos franciscanos, pelos membros da Família Franciscana e por aqueles que oferecem amorosos cuidados aos que vivem com o HIV/Aids ou estão infectados. Que nosso testemunho franciscano em defesa da dignidade de todos ajude a superar a chaga do HIV e de todas as outras formas de exclusão e discriminação.

Convido a todos os irmãos a unirem-se a mim em oração.

Ofereço para meditação a seguinte oração: uma paráfrase da Oração pela Paz atribuída ao nosso Pai Francisco.

Possa o Espírito do Senhor repousar sobre todos aqueles que são soropositivos ou estão mais próximos dos enfermos de HIV/Aids; possa o mesmo Espírito conduzir-nos a uma maior consciência da enfermidade e a comprometermos na luta contra esta pandemia.
O Senhor lhes dê a paz!

Fr. José Rodríguez Carballo, ofm
Ministro Geral, OFM


Fonte: www.franciscanos.org.br