O Dia do Rio é comemorado em 24 de novembro, assim como o Dia Mundial da Água é comemorado no Dia 22 de março - estas datas foram instituídas devido a grande preocupação com a escassez da água, assim como a preservação e proteção dos recursos naturais.

Os rios são de grande importância para a vida nos mais variados ecossistemas. A vegetação existente nas margens de rios denomina-se de Mata Ciliar, a qual é de vital pois ela evita o processo de erosão do solo, já que parte da água que escoa das chuvas é retida pelas raízes dessa vegetação. Mata Ciliar exerce um papel fundamental na proteção dos rios, funcionando como se fosse uma esponja, evitando o ressecamento do solo, a erosão e o desbarrancamento, mas também preserva a flora e a fauna que habitam estas áreas, contribuindo para evitar o desaparecimento de espécies.

A Mata Ciliar é protegida pela Lei 4.771 de 15.09.65, ou seja, o Código Florestal. Segundo esta lei, a área de proteção das margens dos rios, varia de acordo com a largura do rio. Para rios com 10 metros de largura, a lei estabelece uma área de proteção de 30 metros para cada margem. Para rios que possuem entre 10 e 50 metros de largura, a lei determina 50 metros de área protegida para cada margem. Para rios que possuem de 50 a 200 metros de largura a área protegida deve ser de 100 metros. Para rios com largura entre 200 a 600 metros a área da margem a ser protegida é de 200 metros e para rios com largura superior a 600 metros a faixa de proteção é de 500 metros para cada margem.

Assim, nesse dia sugiro que comentem esse assunto na reunião da fraternidade para que todos saibam da importância dos rios e da sua mata ciliar, principalmente das leis de preservação. Nós da fraternidade Frei Pio (Céu Azul) iremos fazer junto com a mini-jufra um retiro, onde além da confraternização e espiritualidade, será realizado um reflorestamento na Gruta Nossa Senhora de Lurdes. Que também serve de sugestão e exemplo para a conscientização e preservação nessa data tão importante.


Jordana Camilotti
Sub Reg DHJUPIC Paraná - Sul 1