“Queremos ser uma presença consciente, desafiadora, na realidade onde vivemos, captando nela os anseios e busca de libertação, para sermos agentes na construção de uma nova sociedade.” (Manifesto da JUFRA do Brasil – Item 9)

No último dia 07 de setembro, a Fraternidade Frei Leão, da Juventude Franciscana, e a Fraternidade Fonte Colombo, da Ordem Franciscana Secular, saíram às ruas junto com tantas outras pessoas dos mais variados seguimentos da Diocese de Franca-SP: CEBs, Pastoral da Criança, Pastoral do Menor, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Irmãs religiosas, sacerdotes, sindicatos, políticos, áreas pastorais, paróquias e os/as jovens. Juntos/as todos/as clamávamos novamente a Independência do Brasil, não a proclamada às margens do Ipiranga, mas a liberdade do povo para trabalhar e viver com dignidade.

Antes mesmo da caminhada, durante a Semana da Pátria, a JUFRA montou 3 urnas e recolheu os votos na paróquia São Judas Tadeu de Franca-SP e em suas Comunidades, e os apresentou no Grito. Levamos estas urnas e a imagem da Virgem de Guadalupe, protetora dos excluídos e Imperatriz da América Latina, durante a caminhada, para que nossas intenções por todos estes/as que sofrem, tenham também as orações da Mãe que sempre acolhe.

A manifestação foi encerrada com a Santa Missa, celebrada na Sé Catedral de Nossa Senhora da Conceição, presidida por Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano, e concelebrada pelos padres da diocese, com a presença do povo de Deus, rezando por sua Pátria querida e pelas transformações que por hora são necessárias.

Que o Senhor nos ajude a compreender e a acreditar, como Francisco, que a irmã e Mãe Terra existe para o bem comum e nada mais.

Abraços fraternos


Mateus Agostini Garcia
Sub DHJUPIC da Fraternidade Frei Leão – Franca-SP