ACESSE O MATERIAL COMPLETO: Cartilha

Jovens, como os jovens, Santa Clara e São Francisco de Assis, nos inquietamos com diversas realidades que nos angustiam ao perceber as(os) mais empobrecidas(os), excluídas(os) de nosso tempo, a retirada de direitos e desmonte de políticas públicas. Nas Jornadas pelos Direitos Humanos, assim como outras iniciativas da secretaria de DHJUPIC, foi uma longa caminhada, trilhando um caminho belo de reflexões e ações, foram dez Jornadas Nacionais.Seguiu-se um caminho de testemunho, serviço e amor. A nossa última, I Jornada Latino Americana pelos Direitos Humanos (2019) foi um marco para toda a JUFRA da América Latina. 

De Braços com a Vida, diantes desse mundo que clama por processos de mudança, o tema da XI Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos 2020 traz o tema "Mutirão pela Vida: por terra, teto e trabalho", mesmo tema da 6ª Semana Social Brasileira (6ª SSB), que passa pelos eixos transversais da mesma, Economia, Democracia e Soberania. No 2° Encontro Mundial dos Movimentos Populares, o Papa Francisco fez o chamado: “Digamos juntos, de coração: nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o trabalho dá”.

Nosso lema, “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Amós 5, 24), foi lema da Campanha da Fraternidade 2016: Casa Comum, nossa responsabilidade. Em Missão na História, buscando refletir sobre os aspectos da realidade social, ambiental, econômica e política, amparado pelo Mutirão pela Vida e tocando que a terra, além do acesso à reforma agrária frente à concentração fundiária e a busca por produção baseada na agroecologia, é visto também como cuidado da Casa Comum; o teto e o trabalho, além da moradia e emprego, bem como os direitos da seguridade social, trabalhista e previdenciária, o acesso à saúde, saneamento básico, educação, segurança pública, o trabalho digno livre de exploração. 


ACESSE O MATERIAL COMPLETO: Cartilha

Essa temática é comum a todas(os), dada à realidade da pandemia do Covid-19 e às consequências pós pandemia, com o aumento da desigualdade, da pobreza e da miseŕia, ainda mais num contexto conturbado e sombrio como está o Brasil atualmente. 

A JUFRA do Brasil convida as fraternidades locais a vivenciarem a realização dos 3 encontros da Cartilha. Assim, como em edições anteriores, convidamos a Ordem Franciscana Secular (OFS) a participar conosco dessa jornada. Além da OFS, estão juntos na parceria o Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS), a Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB) e o Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia (SINFRAJUPE). Este ano, com um desafio a mais pela necessidade de realizar os encontros online, distantes fisicamente, mas próximos e em sintonia por mais justiça, paz, direitos humanos e integridade da Criação. Seguiremos juntos De Braços com a Vida em Missão na História (Lema do Jubileu de 50 anos da Juventude Franciscana).

🌱

Tema: Mutirão pela Vida: Por Terra, Teto e Trabalho
Lema: "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca" (Amós 5, 24)
Data: 1 a 10 de Dezembro de 2020