🌱 "Fui deitar em minha rede em uma noite imaginando como traçaria esse mapa, pesquisar sobre os biomas do nosso país é incrivel, o tanto de animais e paisagens diferentes e fantastico! Porém, é triste ao mesmo tempo. As notícias que envolvem esse tema demonstram em sua maioria o descaso como a Criação está sendo tratada. Uma das minhas antropólogas preferidas, Donna Haraway (bióloga e filósofa), fala constantemente que os refugiados no nosso mundo aumentam e os refúgios ficam cada vez menores. Os refugiados são nossos irmãos humanos e não humanos, irmãos de criação que sofrem constantes perdas para projetos anti-vida que buscam acumular benefícios em prol de um sistema egoísta. Os refúgios são nossos biomas, cada vez menores e ameaçados. Mas não se enganem, eles não estão afastados do que achamos que é o "centro", esse lugares de resistência são na verdade o centro! É juntos que podemos fazer frente a essa luta, são tempos sombrios de fato... Mas é no escuro que encontramos uns aos outros".


🖌️🎨Obra e texto de:
Matheus de Araújo Lobato
Fraternidade Frei Juvenal Carlson
Regional Norte3 Pará Oeste.


🌳A passagem do dia de São Francisco e do Tempo da Criação, nos desperta para mudança de consciência, na busca por Conversão Ecológica, que são pautadas no cotidiano, além ações urgentes que precisam denunciar as injustiças que o sistema tecnocrata incendeia.


Nossos biomas estão sofrendo, morrendo. Das queimadas no Pantanal, na Amazônia, no Cerrado e na Mata Atlântica, à degradação que a Caatinga e Pampa sofrem,  retomamos a importância de se discutir o tema. 


De 2015, ano da Laudato Si, do papa Francisco, à 2017, com a CF "Fraternidade: Biomas Brasileiros e a defesa da vida, nós somos chamados à "Cultivar e guardar a Criação (Gn 2,15).  Em 2020, qual será nossa resposta quando a Criação "geme em dores de parto"?