24 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DO DIREITO À VERDADE PARA AS VÍTIMAS DE GRAVES VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS



Em 24 de Março de 1980, Dom Óscar Romero foi assassinado em El Salvador, em uma capela, enquanto celebrava uma missa no Hospital da Divina Providência. Ele era um ícone dos direitos humanos e da justiça social, grande defensor da paz e dos mais pobres, uma “voz incômoda” para o governo militar, pois denunciava violações dos direitos humanos perpetradas pelo Estado e grupos paramilitares. 



➡ Em homenagem a luta de Dom Romero, santo e mártir, a ONU declarou o dia 24 de Março como o Dia Internacional do Direito à Verdade Para as Vítimas de Graves Violações dos Direitos Humanos: “A melhor forma de honrar o legado de Monsenhor Romero na luta pelos direitos humanos e pela dignidade humana é tomando medidas concretas para cumprir o direito à verdade e outros direitos humanos fundamentais de nosso tempo”, afirmou Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU. A ênfase ao direito à verdade visa uma reflexão coletiva a respeito da importância do conhecimento de situações em que ocorreram graves violações aos direitos humanos. Está ligado ao direito à justiça, reparação e garantias de não repetição de tantos crimes cometidos: destruição de documentos, sigilo de locais, autoria e circunstâncias de assassinatos, ocultação de corpos, dentre outros. 

➡ “O direito à verdade – que é um direito coletivo e individual – é essencial para as vítimas, mas também para a sociedade como um todo. É por isso que as Nações Unidas apoiam missões de investigação, comissões de investigação e comissões da verdade para revelar todas as graves violações dos direitos humanos e do direito internacional humanitário” (Ban Ki-moon). 

📌 Fonte: https://nacoesunidas.org/no-dia-internacional-para-o-direito-a-verdade-onu-lembra-vitimas-de-violacoes-de-direitos-humanos-2/