Representações da Família Franciscana presente no Nordeste do Brasil, incluindo Frades Menores (OFM, OFM Cap. e OFM Conv.), Irmãs Franciscanas Bernardinas, irmãs e irmãos da Ordem Franciscana Secular (OFS), bem como irmãs e irmãos da Juventude Franciscana (JUFRA), estiveram reunidas do dia 15 ao dia 18 de Agosto de 2019, no Convento de Ipuarana em Lagoa Seca – PB. Reunidos em comunhão fraterna para refletir o tema proposto: JPIC – Uma cultura do encontro e tendo como iluminação bíblica o evangelho de João que nos impele: “Que todos sejam um” (Jo 17, 21).
Na “cultura do encontro” e já em clima celebrativo dos 800 anos do encontro de Francisco com o Sultão Malik Al-Kamil, foram vivenciados diferentes momentos de mística, oração, celebração e formação onde foram abordadas diferentes temáticas de relevância para os serviços de JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação) e DHJUPIC (Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação).
Dentre as temáticas abordadas nas assessorias, iniciamos refletindo sobre a “Espiritualidade” com o auxílio de Dom Frei Severino, OFM Cap. Que nos trouxe uma espiritualidade encarnada no homem-ser místico de Francisco de Assis e suas implicações para a realidade concreta da nossa sociedade.
No período da tarde tivemos uma rica reflexão sobre “Francisco e Al-Kamil: um encontro de paz”, conferida por Frei Faustino Santos, OFM. Ele nos trouxe várias perspectivas de apreensão e reflexão sobre esse episódio tão marcante e tão significativo para nós franciscanos e franciscanas. Sua assessoria foi toda fundamentada nas fontes franciscanas e em outras fontes históricas.
Além dessa temática, Frei Faustino também nos agraciou com uma reflexão mais contemporânea, no caso “Nostra Aetate: acidente ou dom?”. Nostra Aetate que trata-se de uma Declaração sobre a Relação da Igreja com as Religiões Não-Cristãs, e que foi promulgada pelo Concílio Vaticano II. Uma temática muito relevante para esses tempos de tanto ódio e intolerância, tempo favorável para se discutir sobre diálogo ecumênico e inter-religioso.
No dia seguinte tivemos “O Migrante como Lugar Teológico”, apresentado pela Ir. Carmen Lúcia Pereira, MSCS, foi de grande importância sua fala por nos colocar a pá da realidade vivida pelos migrantes, especificamente, lá em Fortaleza/CE onde ela acompanha de perto. A Irmã pertence a Congregação Missionárias de São Carlos Borromeu/Sacalabrinianas, que tem como Carisma o cuidado e proteção aos migrantes.
Tivemos ainda “O Ciclo da Esperança nas Políticas Públicas”, tema exposto por Lucas Lins que pertence a Juventude Franciscana (JUFRA). Foi abordado o contexto histórico das políticas públicas, trazendo sempre seus benefícios e também os contratempos gerados através do Estado e seus governantes, particularmente numa abordagem sócio-político-econômico do Brasil.
E para finalizar refletimos sobre “A Encíclica Laudato Si” abordado por Frei Benedito Braga, OFMCap., na qual nos trouxe, detalhadamente, do que se trata essa Encíclica do Papa Francisco publicado em 2015. Documento tal que apresenta de forma afetiva e efetiva a preocupação para com a Casa Comum/o Meio Ambiente/a Ecologia, de maneira integral, pois, como nos falou o frei, o Papa traz consigo nessa Encíclica a preocupação de um cuidado especial para com a “Ecologia Integral”, ou seja, não só com a floresta, mas o todo: animais, pessoas vulneráveis (pobres, índios, crianças, idosos…) e ambientes que sofrem mortes causadas pela globalização capitalista.
Finalizamos esse I Congresso celebrando fé e vida na eucaristia, com animação e perspectivas para o próximo congresso, que tem como indicativo para ocorrer daqui a dois anos, em Juazeiro do Norte – CE. E também saímos de lá comprometidos em fortalecer as bases das nossas fraternidades locais, construir núcleos conjuntos de JPIC da Família Franciscana em nossos estados do Nordeste e colocar em prática os compromissos abordados na Carta-Compromisso do I Congresso Regional Interfranciscano de JPIC, que segue em anexo.

Lucas Tadeu Rodrigues Lins, JUFRA
Assessoria e Coordenação do Congresso
Secretário Regional de DHJUPIC (NE A2 CE/PI)
Fraternidade Sagrado Coração de Jesus – Caucaia – CE