“Repitamos a nós mesmos do fundo do coração: nenhuma família sem teto, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhum povo sem soberania, nenhuma pessoa sem dignidade, nenhuma criança sem infância, nenhum jovem sem possibilidades, nenhum idoso sem uma veneranda velhice. Continuai com a vossa luta e, por favor, cuidai bem da Mãe Terra”.
Papa Francisco - II Encontro Mundial com os Movimentos Populares
Queridas/os irmãs e irmãos,
A Juventude Franciscana do Brasil e a Ordem Franciscana Secular convidam a todas/os irmãs/os a participarem da 23ª edição do Grito dos/as Excluídos/as, uma articulação nacional que nasceu da necessidade de dar voz ao povo, às minorias e às populações historicamente excluídas pelo sistema e pelo Estado. Com o lema Por direitos e Democracia, a luta é todo dia e tema Vida em primeiro lugar, as ações que acontecem em todo o país querem chamar a atenção da sociedade para a urgência da organização e luta popular frente à conjuntura em que o país vive hoje.
Impulsionados pela Carta final do Capítulo Nacional das Esteiras ocorrido em Aparecida/SP, aprovada por franciscanas e franciscanos de todo o Brasil, que diz: “A realidade ecológica e sócio-política-econômica do nosso país nos exige compromisso profético de denúncia e anúncio.  Assistimos, tomados de ira sagrada, à violação dos direitos conquistados, através de muitos esforços, empenhos e articulação pelo povo brasileiro. Por isso, não podemos deixar de nos empenhar junto aos movimentos sociais na luta “por nenhum direito a menos”, contra golpes, reformas retrógradas e abusivas conduzidas por um governo ilegítimo, um parlamento divorciado dos interesses da população e uma justiça que tem se revelado fora dos parâmetros da equidade “que no lugar de fortalecer o papel do Estado para atender às necessidade e os direitos do mais fragilizados, favorece os interesses do grande capital”.
Diante deste contexto, setores ligados às Pastorais Sociais da Igreja optaram por estabelecer canais de diálogo e lutas permanentes com a sociedade. Assim, a JUFRA do Brasil e a Ordem Franciscana Secular também se juntam aos movimentos sociais, instituições, organizações da sociedade civil e pastorais para a construção do 23º Grito dos/as Excluídos/as. Animem suas fraternidades, paróquias e comunidades para se juntarem nesta luta por direitos, justiça e paz. Como sinal concreto de nosso comprometimento, divulguem e estudem a “Carta de Aparecida” do Capítulo Nacional das Esteiras. Utilizem os materiais de formação. Juntem-se às manifestações espalhadas por todo o Brasil. Para baixar os materiais, clique aqui.
Que unidos como uma fraternidade universal e fortalecidos pelo nosso grande encontro do Capítulo Nacional das Esteiras, possamos viver nossa missão profética como franciscanas e franciscanos presentes na sociedade, buscando sempre a vida em primeiro lugar.
Fraternalmente,


Washington Lima dos Santos, JUFRA/OFS
Secretário Fraterno (Presidente) Nacional da JUFRA do Brasil


Igor Guilherme Bastos, JUFRA
Secretário Nacional de DHJUPIC
Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação.


Vanderlei Suélio Gomes, OFS
Ministro Nacional da OFS


Hélio da Costa Gouvêa, OFS e Moema Miranda, OFS

Coordenadores Nacionais de Presença do Mundo