Durante os dias 23 e 24 de Julho de 2016,aconteceu em Ribeirão das Neves,Região Metropolitana de Belo Horizonte o 1° Encontro Estadual da CEBs(Comunidades Eclesiais de Base), trazendo a reflexão "Juventude e CEBs ", foram convidados cerca de 20 jovens,sendo eles,Julie da Mata Ferreira e Nathália Queiroz Silva,representando a JUFRA  

Dom Helder Camara.

O encontro abordou os desafios que jovens possuem em uma comunidade mais participativa, na tentativa de discutir assuntos que acontecem em suas pastorais. A CEBS acredita que faltam jovens que estejam com atuação, mesmo sabendo que eles tem interesse em trabalhos de apoio e em busca de transformação. No decorrer da reunião foram realizadas atividades de canto,dança, discussões em grupo de diferentes cidades e momento cultural.

Cada jovem falou de seu trabalho em que atua em seus grupos e o que busca pra um futuro e suas preocupações. Segundo Nathália Queiroz,que sentiu o chamado de um trabalho mais profundo, o encontro foi muito prazeroso pois sabe que ainda há esperanças para obras voltadas a atender aqueles em situações dos mais excluídos.

Uma das deliberações, será a participação no ‘Grito dos Excluídos’,que acontecerá no dia 07 de setembro, aproveitando o feriado coma ída para a cidade de Romaria(MG),onde movimentos se encontrão com o intuito de reivindicar justiça e clamar por uma sociedade mais fraterna.