Blog de DHJUPIC

“LAUDATO SIE” (LOUVADO SEJA) DEVERÁ SER O TÍTULO DA NOVA ENCÍCLICA DO PAPA FRANCISCO A SER LANÇADA NO DIA 16 DE JUNHO



By  Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil     22:10     


















Foi informado que a muito esperada carta encíclica do Papa Francisco sobre questões ambientais terá como título “Laudato Sie” (1), expressão tirada de uma oração de São Francisco de Assis que louva a Deus pela criação das diferentes criaturas e dos elementos da Terra.

O título da carta encíclica foi primeiramente informado no Twitter neste sábado pela jornalista de língua espanhola Mercedes De La Torre. Ela estava participando de um evento realizado pela Libreria Editrice Vaticana, a casa editorial do Vaticano responsável por imprimir os documentos oficiais.

O título não foi confirmado, mas uma foto postada por De La Torre mostra o diretor da casa editorial, o padre salesiano Giuseppe Costa, falando durante o evento.

A informação é de Joshua J. McElwee, publicada por National Catholic Reporter, 30-05-2015. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

A encíclica por vir do Papa Francisco, que deverá ser publicada em meados de junho, vem sendo amplamente esperada em todo o mundo pela postura que irá assumir diante das alterações climáticas globais. Geralmente, as cartas encíclicas são consideradas uma das formas mais altas do ensinamento de um papa.

A frase “Laudato Sii” repete várias vezes no Cântico das Criaturas [também conhecido como Cântico do Irmão Sol] de São Francisco, uma oração que louva a Deus primeiramente agradecendo-o por criações como o “Irmão Fogo” e a “Irmã Água”.

Escrito por volta de 1224, a oração é tida como uma das primeiras obras publicadas de literatura na língua italiana então em desenvolvimento em oposição ao latim.

“Louvado sejas, ó meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o meu senhor irmão Sol”, escreveu São Francisco na terceira estrofe da oração. Em seguida continuou, expressando louvor a Deus pela “irmã Lua”, pelos “irmãos Vento e Ar”, pela “irmã Água”, pelo “irmão Fogo” e pela “Mãe Terra”.

Segundo o jornal La Croix, 31-05-2015, a encíclica será publicada no dia 16 de junho.

Nota:

1.- segundo o jornalista Gian Guido Vecchi, vaticanista do jornal Corriere della Sera, em tweet postado na manhã deste domingo atesta que "o texto de São Francisco diz "laudato sie" e não "si" (como afirmava o tweet de ontem que publicou o título da nova encíclica, nem "sii".

Eis o tweet:

"Gian Guido Vecchi ‏@gvecchi
Comunque il testo di San  Francesco dice "laudato sie", non "si" né "sii". #cantico #1224". (Nota da IHU On-Line).

Fonte: IHU

Sobre Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: