Blog de DHJUPIC

TRABALHO REALIZADO PELA JUFRA EM PARCERIA COM A PASTORAL DOS NÔMADES



By  Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil     21:08     


Resultado dos contatos estabelecidos pelos secretários de AE e DHJUPIC da JUFRA do Brasil em encontros nacionais promovidos pela Igreja, nos dias 29 e 30 de Novembro de 2014 alguns dos povos ciganos presentes em Penedo/AL receberam a visita do Pe. Wallace do Carmo Zanon (Coordenador Nacional da Pastoral dos Nômades), Igor Bastos (Secretário Nacional de DHJUPIC) e Washington Lima (Secretário Nacional de AE).
Penedo é uma cidade localizada às margens do Rio São Francisco, a aproximadamente 150 km da Capital Maceió. Lá se encontra uma fraternidade de JUFRA que há quase 40 anos realizam suas atividades. Assim, unindo a característica dos serviços com o trabalho da Pastoral ligada a CNBB, articulamos uma visita em parceria.
Os visitantes foram acolhidos no Convento Santa Maria dos Anjos, onde estão presentes os Frades Franciscanos da 1ª Ordem (OFM).
No sábado a tarde houve reunião com a fraternidade Instrumentos da Paz, onde nos foi passado o trabalho da Pastoral, bem como, uma reflexão inicial sobre os povos nômades, os preconceitos envolvidos e a forma que nós jovens enxergamos os Ciganos de nossa cidade.
No domingo, tivemos a feliz oportunidade do encontro com os ciganos, dando pleno sentido a nossa visita. Pudemos sentar e conversar com algumas famílias em diferentes bairros da cidade. Pode-se esclarecer um pouco da relação: Igreja Católica e Ciganos, bem como, seus valores, lutas e apresentação das conquistas alcançadas.
Trata-se de povos que permeiam nossa história e que historicamente enfrentam diversas dificuldades por serem minoria, e exatamente por isso, excluídos muitas vezes dos contextos sociais. Falta de respeito e exclusão são alguns dos problemas que merecem nossas atenções, especialmente para uma Igreja que é chamada a servir a todos, em todo tempo e espaço.
Como resultado da visita, traçamos algumas atividades em âmbito local e Nacional:
- Repasse de materiais;
- Realização de outras atividades por parte da Fraternidade Instrumentos da Paz;
- Colocar a data 24/Maio no calendário das secretarias da JUFRA;
- Construção de materiais formativos na perspectiva da pastoral para serem distribuídos nos encontros de área da JUFRA;
- Introduzir o tema (Pastoral dos nômades) nas escolas de formação da JUFRA.


Por fim, desejamos que "Nós-Igreja" percebamos as necessidades dos povos, despertando assim para os serviços pastorais, se envolvendo nos trabalhos carentes que existem na Igreja, bem como, motivando nossas fraternidades a mergulhar na experiência do Encontro e não da Exclusão.
Que tal realizar uma atividade parecida?!



Paz e bem!

Sobre Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: