Blog de DHJUPIC

JUFRA DE PENEDO/AL PARTICIPA DE OFICINA PROMOVIDA PELA ARTICULAÇÃO POPULAR SÃO FRANCISCO VIVO



By  Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil     21:54     

Na última sexta-feira 31/10 e sábado 01/11/2014 a Juventude Francisncana deu continuidade à sua luta e colaboração em defesa da integridade da criação, em prol do Rio São Francisco. Junto a diversos outros movimentos da região do baixo São Francisco reunimo-nos em Poço Redondo – SE para uma oficina de Educomunicação promovida pela Articulação São Francisco Vivo.

Com o objetivo de capacitar os integrantes dos diversos movimentos, aqueles que estão acompanhando dia-a-dia as dores do Velho Chico, para produzir informações e notícias a serem disseminadas para a população em geral de forma crítica e eficiente. Uma maneira de dar voz àqueles que muitas vezes ficam abafados pelos interesses das grandes mídias.

Numa incrível e fascinante diversidade de saberes, juntos pudemos aprender, unir e renovar nossas forças nesta luta. Estiveram presentes representantes de quilombolas, povos indígenas, jovens e mulheres camponeses, pescadores, artistas. Aprendemos noções básicas do que é notícia, fomos a campo onde realizamos entrevistas e nos deparamos com a triste realidade de poluição e descaso com os recursos hídricos da cidade de Poço Redondo. Ao fim, tivemos como produto de dois dias de interação três reportagens produzidas por todos que participaram da oficina.

A oficina foi realizada no Teatro Raízes Nordestinas, espaço este construído pela juventude local, que pela arte e resgate da cultura nordestina transforma a realidade daquele lugar atuando de maneira consciente, crítica e ativa na construção da sociedade. Uma verdadeira inspiração para nós da Juventude Franciscana, que temos como objetivo comum a atuação no mundo em busca de justiça e igualdade, de paz e bem.

Ao fim da oficina, Zennus Dinys, nosso irmão da OFS e integrante do CIMI, num gesto simbólico convidou-me para ungir junto a ele nossos irmãos ali presente com a água da nascente do Velho Chico, hoje seca, que guardava de lembrança de uma visita. Como quem regávamos, lavando, levando as fraquezas e tudo que impedia de continuar lutando, abençoamos e renovamos nossa força e compromisso com a vida de um rio, de um povo. São Francisco Vivo! Terra, água, rio e povo! Clique aqui para obter mais informações da oficina e das atividades da Articulação.


Fraternalmente,
Maísa Joventino dos Santos.
Fraternidade Instrumentos da Paz – Penedo/AL.
Secretária de Ação Evangelizadora Regional NEB1.
Fotos: Manoel Silvestre


Sobre Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: