Blog de DHJUPIC

JUFRA DO BRASIL: ELEIÇÕES 2014



By  Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil     18:55     
No próximo domingo, 5 de outubro, cidadãos de todos os cantos do Brasil irão às urnas escolher seus representantes que legislarão e executarão projetos políticos, sociais e econômicos para o Brasil. Em um regime democrático (do grego antigo δημοκρατία, dēmokratía ou "poder do povo"), todos os cidadãos elegíveis, independente de classe social, etnia, escolaridade, credo, raça, gênero, participam igualmente nas decisões que afetam diretamente na vida da população.

Desta forma, o voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. É inquestionável a necessidade de conhecer os candidatos, sua história, e quais princípios e valores eles praticam e defendem. Além disso, se faz importante buscar candidatos que tenham compromisso com tantas reformas necessárias no país, especialmente a Reforma Política, que tem apoio da CNBB, da JUFRA do Brasil, entre outras entidades.

Papa Francisco nos lembra a importância da participação política dos cristãos. “Devemos envolver-nos na política, pois a política é uma das formas mais altas da caridade, porque busca o bem comum”. Uma experiência cristã madura, discípula e missionária impõe o enfrentamento da realidade e sua transformação para que todos tenham vida em plenitude.

Na CARTA DE GUARATINGUETÁ “A JUFRA QUE QUEREMOS SER”, reafirmamos nosso carisma ao sermos “testemunhas autênticas da identidade franciscana, nos comprometendo a vivenciar a fé nas atitudes cotidianas e concretas de humildade e caridade, à luz da evangélica opção pelos pobres e oprimidos”. Que nessas eleições tenhamos uma escolha consciente, iluminada pela fé e pelo amor aos irmãos, optando por candidatos que assumam nossos compromissos, que acreditem e lutem por uma sociedade inclusiva e igualitária.

Fraternalmente,

Igor Bastos
Secretário Nacional de DHJUPIC

Mayara Ingrid

Secretária Nacional da JUFRA do Brasil

Sobre Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: