No próximo domingo, 5 de outubro, cidadãos de todos os cantos do Brasil irão às urnas escolher seus representantes que legislarão e executarão projetos políticos, sociais e econômicos para o Brasil. Em um regime democrático (do grego antigo δημοκρατία, dēmokratía ou "poder do povo"), todos os cidadãos elegíveis, independente de classe social, etnia, escolaridade, credo, raça, gênero, participam igualmente nas decisões que afetam diretamente na vida da população.

Desta forma, o voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. É inquestionável a necessidade de conhecer os candidatos, sua história, e quais princípios e valores eles praticam e defendem. Além disso, se faz importante buscar candidatos que tenham compromisso com tantas reformas necessárias no país, especialmente a Reforma Política, que tem apoio da CNBB, da JUFRA do Brasil, entre outras entidades.

Papa Francisco nos lembra a importância da participação política dos cristãos. “Devemos envolver-nos na política, pois a política é uma das formas mais altas da caridade, porque busca o bem comum”. Uma experiência cristã madura, discípula e missionária impõe o enfrentamento da realidade e sua transformação para que todos tenham vida em plenitude.

Na CARTA DE GUARATINGUETÁ “A JUFRA QUE QUEREMOS SER”, reafirmamos nosso carisma ao sermos “testemunhas autênticas da identidade franciscana, nos comprometendo a vivenciar a fé nas atitudes cotidianas e concretas de humildade e caridade, à luz da evangélica opção pelos pobres e oprimidos”. Que nessas eleições tenhamos uma escolha consciente, iluminada pela fé e pelo amor aos irmãos, optando por candidatos que assumam nossos compromissos, que acreditem e lutem por uma sociedade inclusiva e igualitária.

Fraternalmente,

Igor Bastos
Secretário Nacional de DHJUPIC

Mayara Ingrid

Secretária Nacional da JUFRA do Brasil